ESTUDE NA UNIT
MENU

Unidades do Grupo Tiradentes acolhem calouros

Programa de Acolhimento orienta e recebe os novos alunos em todas as unidades do Grupo Tiradentes; objetivo é proporcionar bem-estar e segurança ao estudante

às 17h33
Compartilhe:

Acolher os alunos que chegam é uma ação importante para que eles tenham uma vida acadêmica bem-sucedida. Nas unidades do Grupo Tiradentes, essa prática é o Programa de Acolhimento, uma série de eventos e atividades de integração e informação que acontecem sempre ao início de cada semestre, com o ingresso dos calouros aprovados no vestibular ou egressos de outras universidades. 

“São eventos diversificados e que proporcionam uma perspectiva positiva do novo momento de vida do estudante, além de oportunidades de integração com os colegas e atividades lúdicas e de responsabilidade social”, explica a professora Paloma Modesto, diretora de qualidade acadêmica do Grupo Tiradentes, acrescentando que o programa surgiu “da importância de dar boas-vindas ao nosso calouro e à nossa caloura, fornecendo-lhes informações importantes sobre o funcionamento do campus e seu curso escolhido, além de ser um ambiente de integração e cooperação entre pares”. 

O objetivo dos eventos é apresentar cada instituição de ensino aos novos estudantes, tanto em sua estrutura quanto em suas ações, bem como orientá-los sobre projetos, setores, sistemas, serviços, bolsas de apoio discente e atividades de extensão. “Queremos fazer com que o novo estudante se sinta acolhido e seguro no novo ambiente”, resume Paloma. 

As programações são bastante diversas e envolvem vários setores de cada unidade, como reitores e pró-reitores, coordenadores, professores, mentores, veteranos, representantes das áreas de Carreiras, Biblioteca, Internacionalização, Extensão, Ouvidoria e Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps), entre outros. Com a pandemia, o Programa de Acolhimento se manteve sob o formato virtualizado, assim como a grande maioria das atividades acadêmicas. 

O acolhimento aos calouros começa já no processo de matrícula, quando o Departamento Acadêmico e Financeiro (DAAF) realiza o procedimento dando as boas vindas aos calouros e fornecendo-lhes as orientações e informações fundamentais para o dia-a-dia no campus. Em seguida, as coordenações de cada curso orientam os discentes sobre o curso, a instituição, os diferenciais, as oportunidades e caminhos para a resolução de eventuais problemas. O mesmo é feito pelos professores, que são orientados a contribuir para o entrosamento do aluno com os colegas e o engajamento nas atividades. 

Para a gerente de qualidade, o acolhimento no ambiente acadêmico traz muitos benefícios. “O estudante pode se inserir com mais facilidade e segurança em sua nova etapa de vida, realizando uma transição suave entre o ensino médio e o superior. Esta segurança, o conhecimento de todas as suas possibilidades de acompanhamento e suporte, podem repercutir até mesmo em seu sucesso acadêmico, já que as condições socioemocionais são muito importantes no processo de aprendizado”, afirma.

A programação do Acolhimento pode ser acompanhada no nosso portal e pelos outros canais de comunicação da unidade. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: