ESTUDE NA UNIT
MENU

Unidades do Grupo Tiradentes se preparam para aulas presenciais

Processo de retorno das aulas presenciais acontece mediante adoção de protocolos de biossegurança em todos os campi, e conforme decretos adotados em cada estado

às 20h24
Compartilhe:

Em um processo gradual e seguro, as unidades do Grupo Tiradentes se preparam para fazer a retomada das aulas presenciais das disciplinas teóricas em seus campi, de acordo com os decretos e regras determinadas pelos governos de cada estado. As aulas práticas de alguns cursos já estão liberadas desde o ano passado em todas as unidades da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), dos Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Unit Pernambuco) e da Faculdade Tiradentes (Fits)

Esta retomada acontece mediante a adoção de protocolos de biossegurança. Os ambientes de ensino e de trabalho foram demarcados para manter o distanciamento mínimo de dois metros, tendo ainda sinalizações de limitação de espaço e de regras de conduta, como o próprio distanciamento, o uso de máscara e o uso do álcool em gel disponível nos totens e dispensadores colocados em todas as partes dos campi. O uso dos elevadores está restrito e os serviços de atendimento funcionam com horário reduzido. 

Além da máscara e do álcool, os alunos e professores devem usar os tapetes sanitizantes e passar pela medição de temperatura corporal, nas entradas dos campi. Algumas áreas comuns permanecem fechadas ao público e as rotinas de higienização das salas e dos aparelhos de ar-condicionados foram intensificadas.

Já nas aulas e cursos teóricos, as retomadas das aulas presenciais ainda não são completas e seguem de acordo com os decretos de cada estado e as características de cada unidade. 

Sergipe

Em Sergipe, o decreto mais recente do Comitê Técnico-Científico de Atividades Especiais (Ctcae) autorizou que as faculdades e universidades retomassem as aulas teóricas de alunos que estivessem matriculados no último período. Assim, a Unit Sergipe adotou o modelo acadêmico HyFlex, no qual as aulas acontecem simultaneamente nos modelos presencial e virtual. Isto é, o que o professor dá aos alunos presencialmente é transmitido via internet com equipamentos que acompanham a movimentação em sala de aula. 

Os alunos dos cursos autorizados a retomar passam por uma pesquisa, na qual dizem se querem assistir às aulas presencialmente, continuar no modo virtual ou aderir ao modelo híbrido, que combina as duas modalidades. Nas aulas presenciais, as salas são adaptadas, com cadeiras espaçadas para garantir o distanciamento mínimo, e passam pelos mesmos protocolos de biossegurança. 

Como há determinação do governo sergipano de manter o toque de recolher entre quinta e sábado, a partir das 22h, as aulas noturnas estão restritas nestes dias. Na Unit Sergipe, elas estão liberadas para ocorrer de segunda a quarta-feira, até às 22h20. No resto da semana, elas serão virtuais. 

Alagoas

Na Unit Alagoas, a presencialidade das atividades no Campus Amélia Maria Uchoa, em Maceió, acontece desde o último dia 10. Foi liberado o retorno para as aulas práticas que não poderiam ser virtualizadas, dos últimos períodos, e aulas de algumas disciplinas teóricas a partir do penúltimo período de cada curso. Todas igualmente no modelo HyFlex, em que o aluno(a) pode escolher assistir presencialmente ou em casa. Esta etapa já estava prevista no Plano Gradual de Retomada. 

O Campus está todo sinalizado com orientações de biossegurança, além de que toda uma rotina de limpeza e desinfecção de espaços está sendo aplicada com rigor, e a orientação aos alunos e professores também foi intensificada. O Mini-Shopping está aberto apenas com as lanchonetes. A Biblioteca Central permanece fechada e atende apenas virtualmente ou por agendamento apenas para devolução de livros.

Pernambuco

Na Unit Pernambuco, em Recife, e na Fits Jaboatão, apenas as aulas práticas presenciais estão autorizadas e com todas as instalações seguindo o mesmo protocolo de distanciamento e biossegurança. O governo pernambucano prorrogou as restrições de atividades em todo o Estado até o próximo dia 6 de junho. 

Veja mais sobre os protocolos de biossegurança do Grupo Tiradentes em nosso canal no YouTube

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: