ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit adere à campanha Outubro Rosa


às 21h19
Professora Pureza fala da importância da campanha
Professora Pureza fala da importância da campanha
Professores, alunos e colaboradores empenhados na campanha
Compartilhe:

Outubro-Rosa_CAISM_07102014_010A Universidade Tiradentes, através da Coordenação de Enfermagem, abraça pelo segundo ano consecutivo a campanha “Outubro Rosa” de prevenção e combate ao câncer de mama. Considerada como uma das mais importantes em razão dos elevados índices de registro da doença, a campanha que foi iniciada em 1990 nos Estados Unidos e hoje é realizada em vários países, tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica feminina e colaboradoras, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa, afirma que a Unit está sensível à causa em função do grande impacto que o câncer de mama representa em todo o planeta resultando na maior causa de morte em as mulheres.

“A campanha objetiva sensibilizar a mulher para o diagnóstico precoce da doença”, lembra a professora Pureza, salientando que durante todo o ano o Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher – Caism que funciona no Laboratório de Enfermagem, localizado na sala 24 do Bloco “E” do Campus Farolândia oferece serviços gratuitos de orientação e prevenção à saúde entre eles o exame clínico da mama. “Especialmente durante o mês de outubro, os horários de atendimento no Caism são intensificados”, acrescenta a professora, justificando assim a participação da IES na campanha. Todas as ações do Consultório são acompanhadas por professores, monitores e alunos.

Professores, alunos e colaboradores empenhados na campanha

Professores, alunos e colaboradores empenhados na campanha

A mulher que tiver interesse na avaliação e no diagnóstico deve procurar o Laboratório de Enfermagem, ou se dirigir à sala 30 aonde está localizada a coordenação de Enfermagem para agendar o dia e horário em que o exame será realizado. Além do exame clínico da mama, no Caismi a paciente também recebe instruções para a realização do autoexame oportunidade em que a mulher aprende a se tocar, se conhecer e a detectar possíveis nódulos ou alterações na mama. O exame do toque é feito mensalmente, logo após o período menstrual.

O Caism atende nas terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 11h30; e às terças-feiras, das 14 às 18 horas. Com a intensificação das ações durante este mês de outubro, o atendimento se estende às segundas, quartas e quintas-feiras, à tarde, e às terças, quintas e sextas-feiras, à noite, das 18h45 às 21h30.

“A incidência da doença dentro da instituição não é grande, porém, sempre que é detectado um nódulo fixo ou móvel, a paciente é encaminhada para os exames complementares nos quais está incluída a mamografia e em seguida, encaminhada ao mastologista”, lembra a professora salientando que o mais importante, nesse momento, é a detecção precoce da doença.

Mulheres que tenham histórico da doença na família ou que sejam fumantes estão mais susceptíveis ao câncer de mama, afirmam os especialistas.

O Caism existe a cerca de seis anos e tem contribuído muito no campo do ensino clínico, uma vez que o atendimento é realizado dentro da própria instituição. “Isso facilita o ensino da disciplina de Saúde Sexual que funciona dentro do próprio Laboratório, desafogando desta forma a rede de saúde, normalmente sobrecarregada”, finaliza a professora Pureza.

Outros serviços oferecidos pelos Caism:

-Prevenção de câncer de colo uterino que é a terceira maior causa de óbito entre as mulheres;

– Atendimento e orientações em planejamento familiar;

– Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;

– Distribuição de preservativos (masculinos e femininos);

– Consultas de Enfermagem e pré-natal de baixo risco;

– Encaminhamentos (quando necessários)

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: