ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit apresenta proposta de cooperação de mobilidade Acadêmico-Científica

Instituições brasileira e mexicana ampliam linhas de investigação na área de Saúde e Ambiente e de Sociologia da Saúde

às 17h04
Doutor Oscar Donovan é pesquisador especializado em Sociologia e em Políticas Públicas no México
Doutor Oscar Donovan é pesquisador especializado em Sociologia e em Políticas Públicas no México
Docentes e discentes envolvidos com o programa
A doutora Cláudia Moura fala sobre a parceria
Compartilhe:

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes reuniu na tarde desta sexta-feira, 17, na sala 19 do bloco F, no Campus Farolândia, docentes e discentes que integram o programa da instituição para apresentação de proposta de cooperação de mobilidade Acadêmico-Científica entre o PSA da Unit e o Programa de Maestría en Sociología de la Salud executado pela Universidade Nacional Autônoma de México.

O professor convidado para apresentação da proposta, doutor Oscar Donovan é um pesquisador especializado em Sociologia e em Políticas Públicas da Universidade mexicana. Na instituição de ensino superior particular mexicana p doutor Oscar desenvolve uma linha de investigação completamente qualitativa, voltada com exclusividade para o estudo de enfermidades crônicas não transmissíveis, principalmente na linha de diabetes, obesidade e sobrepeso. “Neste caso, a parceria metodológica e teórica é para nós de importância ímpar uma vez que as pesquisas desenvolvidas no mestrado de Saúde e Ambiente da Unit tem particular identificação com as linhas de pesquisas desenvolvidas na Unam”, reforça o cientista mexicano.
A professora Cristiane Costa da Cunha Oliveira do mestrado e doutorado em Saúde e Ambiente afirma que desde o ano passado, quando da primeira visita do doutor Donovan à Unit, foi desenvolvida uma proposta de conhecimento, momento em que foi firmado um convênio entre as universidades. “Agora estamos selando o convênio entre os programas e nesta oportunidade, o professor Donovan apresenta ao nosso corpo docente as pesquisas que ele desenvolve na instituição mexicana com amplas perspectivas uma vez que a realidade entre os dois países são muito similares”, salienta a doutora Cristiane. “Para os alunos de ambas as instituições esse é o momento ideal para começar a ampliar o entendimento entre os problemas que ocorrem entre os dois países na área de Saúde e Ambiente”, completa a docente.

A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente professora doutora Cláudia Moura de Melo afirma que na condição de professor visitante da Unit o doutor Donovan já vem estabelecendo parceria bastante frutífera.  “Nesse segundo momento, para consolidar e marcar a esse interesse mútuo ele veio para dar continuidade ao importante programa de mobilidade discente e docente desenvolvido pelas instituições. A iniciativa estreita relações, porque temos aspectos de temáticas de pesquisas semelhantes. Então, nada mais viável que a união dos conhecimentos adquiridos para a resolução desses problemas”, pondera a doutora Cláudia.

“Além da importância científica, a parceria entre a Unit e instituições conceituadas como a Unam representa o estreitamento de uma relação entre países que apresentam as mesas problemáticas em se tratando de Saúde e Ambiente”, afirma a Diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento.

“Dentro desse processo de internacionalização da Unit e dentro da política institucional para o stricto sensu a presença de professores visitantes estrangeiros é muito importante porque permite estabelecermos parcerias que vão assegurar a implantação de redes internacionais de pesquisas, bem como publicações de alto nível”, lembra a diretora.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: