Por Ana Dulce Melo e Raquel Passos
No momento em que a Universidade Tiradentes celebra 25 anos de transformação de faculdade em universidade, a história do supervisor da Comissão Permanente de Processo Seletivo do Grupo, Silvio Raimundo Canto Sacramento, com 21 anos de Grupo Tiradentes, se confunde com a do Vestibular da Universidade Tiradentes – Unit.
Sílvio que entrou na Instituição de Ensino Superior em 1998, lembra como os processos seletivos aconteciam naquela década: “Uma equipe de dez pessoas organizava, digitava e separava manualmente os cartões de inscrição dos candidatos”. Hoje, todo o processo é digital. No último vestibular, o resultado já foi divulgado via WhatsApp.
“O que mudou foi a informatização porque chegamos a fazer as inscrições do processo seletivo pelos Correios e as provas duravam três dias. Não tinha internet, nem computador! O resultado era no famoso listão. Demorávamos um mês para finalizar as inscrições. Hoje, produzimos muito mais, a tecnologia ajudou o processo seletivo a ser mais rápido, seguro e eficiente”, afirma.
Segundo o coordenador da Comissão Permanente de Processo Seletivo – Compese – do Grupo Tiradentes, Denison Aragão, a missão do setor é proporcionar a melhor seleção para ingresso do ensino superior. “O que, por sua vez, impacta no mercado de trabalho. Afinal, entram os melhores, e estes, por sua vez, se tornarão excelentes profissionais, os quais irão prestar serviços de qualidade à sociedade. É uma interligação que a gente não consegue mensurar depois que o universitário conquista o mundo a partir de seu diploma”, avalia o profissional que possui cerca de 10 anos de experiência com o Vestibular da Unit.
Após tanto tempo de convivência com milhares de vestibulandos, Denison reflete: “Amadurecemos, acompanhamos as mudanças administrativas e do mercado. Hoje, muitos daqueles que passaram por nosso processo são ilustres personalidades em Sergipe e em diversos lugares do mundo”.
Silvio reforça seu orgulho de fazer parte não só desse processo, mas de ser colaborador do Grupo Tiradentes. “Aqui é minha segunda casa! É motivo de orgulho completar 21 anos na mesma empresa, gosto do que faço e a empresa me proporciona isso. Entrei em 1995 como aluno. Em 1998, passei a estagiar nesse setor e fiquei. Vi a construção dos blocos B, C, D, da biblioteca e da reitoria”, relembra.
Vestibular 25 anos
Há 25 anos, a então faculdade era alçada à Universidade Tiradentes – Unit. Com isso, a sociedade conheceu uma instituição de ensino superior que em pouco tempo se tornaria referência em inovação, pesquisa, ensino e extensão não só em solo sergipano, mas conquistando parcerias científicas mundo a fora, como, por exemplo, a com a oferta de 300 bolsas de estudos parciais para primeira graduação (vestibular ou Enem).
Com matrícula grátis, o desconto pode chegar a 20% e é válido até a finalização do curso presencial disponível para a campanha – no tempo previsto para a integralização informada na respectiva matriz curricular – e a bolsa não é cumulativa com outras.
Para mais informações, acesse esse site com todos os regulamentos.