ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit concede Honoris Causa a presidente da Capes


às 15h01
Presidente da Capes é 3º a receber o título pela Unit
Presidente da Capes é 3º a receber o título pela Unit
Jouberto Uchôa (Reitor Unit), Ester Fragas (Diretora PPED) e Jorge Guimarães (Presidente Capes)
Reitor da Unit concede Honoris Causa a presidente da Capes
Reitor da Unit assina concessão de título
Homenageado é recebido em auditório
Comunidade científica da Unit
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes – Unit – homenageia na manhã desta segunda-feira, 24, Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes -, órgão ligado ao Ministério da Educação que tem como função avaliar e consolidar cursos de mestrado e doutorado em todo o país. A entrega do título Doutor Honoris Causa foi realizada no Campus Aracaju Farolândia.

Essa é a terceira vez em mais de 50 anos de história que a Unit concede essa titulação. Os outros dois homenageados foram o general José Elito Carvalho Siqueira e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal – STF – Carlos Ayres Britto. De acordo com Jouberto Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes, a entrega do título de Doutor em Honoris Causa está relaciona com a história de vida e profissional daqueles que são homenageados. “Nós reservamos esse titulo para aqueles que têm uma grande história e o presidente da Capes é uma pessoa com currículo magistral, de seriedade e honestidade. Para nós ele é um exemplo que precisa ser passado para a juventude”, ressalta.

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unit, Ester Fraga, lembra que ao longo dos 12 anos que Jorge Guimarães está na presidência da Capes, o País tem vivido uma grande evolução no âmbito de pesquisas e especializações. “Ele é o responsável por dar um grande salto, não só de quantidade, mas principalmente de qualidade no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia tendo também nos apoiado em todas as ações que nós apresentamos e procuramos implantar aqui na instituição”, pontua. Somente nos últimos quatro anos, a Universidade Tiradentes conseguiu iniciar mais um programa de mestrado e três doutorados, todos aprovados pela Capes.

Diversas autoridades sergipanas e de outros estados prestigiaram a entrega do título, dentre as quais José Fernandes Lima, membro do Conselho Nacional de Educação. Para ele o reconhecimento por parte da instituição para as pessoas que têm contribuído com o avanço da pesquisa nas diversas áreas acadêmicas é um dos papéis fundamentais da universidade. “A Unit está combinando todo o esforço que vem fazendo pela qualidade das suas atividades com o conhecimento de uma pessoa que também sabe fazer esse trabalho em todo o Brasil e que é reconhecido em todo o mundo”, avalia.

Carreira importante na ciência nacional

Além de presidir a Capes, Jorge Guimarães é pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq –, doutor em biologia molecular, pós-doutor pelo Instituto Nacional de Saúde – NIH – nos Estados Unidos e membro da Academia Brasileira de Ciência. Hoje é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, já tendo lecionado em outras oito instituições de ensino superior.

No currículo, ele tem 158 trabalhos acadêmicos e 23 capítulos de livros publicados. Já foi premiado por duas vezes com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pela Presidência da República e recebeu diplomas e titulações de governos e universidades de países como Argentina, França e Chile. “Eu guardo com muito carinho a homenagem da Universidade Tiradentes, pelo que ela representa no contexto das universidades não públicas no Brasil, pela sua correta trajetória e a composição de um quadro de docentes e dirigentes muito preocupados com a qualidade e princípios”, declarou o homenageado.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: