ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit discute educação e modernidade


às 18h11
A importância do conhecimento tecnológico é abordada pelo palestreante
A importância do conhecimento tecnológico é abordada pelo palestreante
Durante aula inaugural, alunos discutem a importância do tema
Compartilhe:

Educação e Tecnologia da Informação é o tema que mobiliza alunos do Mestrado e Doutorado em Educação durante aula inaugural realizada na tarde dessa segunda-feira, 2, na sala 24 do Bloco F do Campus da Unit na Farolândia.

Para discorrer sobre o tema, foi convidado o doutor Jacinto Estima. Mestre em Ciências e Sistemas de Informação Geográfica e doutorando em Gestão da Informação com especialização em Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade Nova de Lisboa, o conferencista atualmente desenvolve importante pesquisa na área de sistema de informação  geográfica aplicados ao ambiente e energias renováveis no Masdar Instituite of sience and tecnology em Abu Dhabi (Emirados Árabes).

Ao falar sobre as novas tecnologias e sobre a gestão da informação na área de Educação, o doutor Jacinto lembra que elas estão presentes e de modo cada vez mais constante no nosso cotidiano.  “Os alunos que hoje em dia não tenham contato com as tecnologias terão muito mais dificuldades em se inserir no mercado de trabalho”, pondera o palestrante ressaltando que o objetivo da sua palestra é apresentar para os mestrandos e doutorandos a necessidade deles incorporarem as novas tecnológicas estando assim preparados para preparar melhor os seus alunos a enfrentarem o mercado de trabalho após a conclusão dos seus cursos.

O palestrante destaca a importância das novas tecnologias como assunto prioritário em sua conferência, uma vez que os profissionais que estão sendo preparados para a formação de novos cidadãos devem estar cientes da necessidade de incorporar novas ferramentas no contexto das suas aulas.

A diretora de Pesquisa e Extensão, professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, salienta que a presença do doutor Jacinto Estima pela segunda vez na instituição, desta feita, para aula inaugural do Mestrado de do Doutorado em Educação, revela o estreitamento das relações internacionais e motiva o desenvolvimento de novas pesquisas, uma vez que no Masdar Instituite aonde o palestrante dirige um importante laboratório, também são ofertados mestrados e doutorados.

Para a coordenadora do programa de pós-graduação em Educação, professora doutora Simone Amorim o momento é importante, uma vez que marca o início das atividades acadêmicas com a presença de um expoente que traz para os alunos as possibilidades de pesquisa através cada vez mais do uso de tecnologias.

Foto – Marcelo Freitas

Compartilhe: