ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit discute filosofia na jurisprudência

O assunto coloca em questão temas atuais, voltados para a área jurídica

às 12h23
Filosofia Jurídica Contemporânea é o tema apresentado pelo Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro, durante palestra proferida para alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes
Ao lado do professor Eduardo Macedo, o doutor  Alysson inicia palestra
Ao lado do professor Eduardo Macedo, o doutor Alysson inicia palestra
Professores e alunos participam da palestra
A professora Gabriela Rebouças registra a presença do palestrante
Compartilhe:

O encontro ocorrido nos auditórios do bloco D, no Campus Farolândia, reuniu centenas de alunos e dezenas de professores em torno de um assunto no qual o filósofo do Direito e professor Alysson, reconhecido como um dos mais importantes nomes do ensino jurídico brasileiro considera indispensável para a formação do profissional das leis.

A professora Gabriela Maia Rebouças, na oportunidade representando o Mestrado em Direitos Humanos cuja coordenação está a cargo da doutora Liziane Paixão Silva Oliveira, salienta que a palestra revela uma atividade conjunta da graduação em Direito com o Mestrado em Direitos Humanos. “Estamos aproveitando a vinda da professora Mascaro que veio para ministrar aula no Doutorado Institucional – Dinter, realizado pela Unit com o Mackenzie e que revela um grande projeto de formação docente da nossa instituição”, explica a professora Gabriela.

Segundo o professor e coordenador do curso de Direito no Campus Farolândia, Eduardo Macedo, a proposta da presença do palestrante resulta da parceria estabelecida entre o Mestrado em Direitos Humanos e sua coordenação. “É um momento ímpar por conta do perfil e da biografia do professor que Alisson que é um grande nome do Direito e da área acadêmica. Portanto, representa um grande momento de encontro aonde o aluno tem a oportunidade de debater importantes e atuais temas do Direito”, pondera.

“Para o mundo jurídico, alunos, professores e profissionais do Direito, pensar sobre o horizonte jurídico, as bases do Direito, da justiça e da injustiça na sociedade é fundamental na medida em que vivemos tempos contraditórios e atravessados por opressões, explorações e por uma série de problemas que afligem não apenas a sociedade brasileira, mas, as sociedades de todo o mundo. E se o jurista não der conta de entender a causa estrutural desses problemas ele será um agente passivou ou apenas um reprodutor mecânico das coisas do mundo”.

Esta minha conferência na graduação versa sobre o pensamento jurídico na atualidade, a filosofia do Direito contemporâneo e toda a filosofia que se pode desenvolver sobre o Direito hoje.

Compartilhe: