V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit discute metodologias participativas

O tema é abordado com muita propriedade durante Jornada de Mobilização Pedagógica

às 18h53
Metodologias participativas
Metodologias participativas
Compartilhe:
Metodologias participativas

Metodologias participativas

Um dos pontos altos da programação elaborada para esta semana, que acontece nas dependências do Campus Aracaju Farolândia, na Jornada de Mobilização Pedagógica 2014.2, é a palestra que o professor Antônio Sávio da Silva Pinto proferiu na noite da terça-feira, 22, na sala 33 do Bloco D, campus Aracaju Farolândia. Destacando o tema Team based learning – TBL –  que conceitua a metodologia de aprendizagem ativa projetada pelo professor Larry Michaelson, da Universidade de Misssouri.

Segundo explica o palestrante, a abordagem por ele apresentada para os docentes da Unit apresenta duas metodologias ativas de aprendizagem, uma delas o Peer Instruction, idealizado pelo professor Eric Mazur, da Universidade de Harvard e que aplica o método de ensino onde aulas teóricas são ministradas de forma interativa. A segunda abordagem, o TBL é uma metodologia de aprendizagem baseada em equipe.

O palestrante afirma que se trata de duas metodologias de ensino que primam pela atuação em conjunto dos alunos e pela participação assertiva e ativa do aluno em sala de aula, diferentemente do modelo tradicional em que o aluno somente recebe informação do professor. “Percebemos que de forma espontânea os alunos interagem”, diz o palestrante lembrando que é natural do ser humano a utilização de grupos para vivência e atividades sociais. “Portanto, é muito saudável que possamos trazer esses grupos para sala de aula também”, pondera o professor Antônio Sávio.

Compartilhe: