ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Biocant Park celebram convênio


às 20h13
Doutora Fraga Vilas-Bôas , no ato da assinatura
Doutora Fraga Vilas-Bôas , no ato da assinatura
Professor Antônio Augusto Soares, representando o Biocant
Compartilhe:
Doutora Fraga Vilas-Bôas , no ato da assinatura

Doutora Fraga Vilas-Bôas, no ato da assinatura

Com o objetivo de difundir a ciência como mecanismo de desenvolvimento econômico e social, e projetar as pesquisas do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – ao patamar de reconhecimento e de interesse mundial, a Universidade Tiradentes – Unit – assinou um memorando de entendimento com o Parque Tecnológico de Cantanhede – Biocant Park – durante a abertura da 16ª Sempesq realizada na noite dessa segunda-feira, no Teatro Tiradentes.

A parceria com o parque de biotecnologia de Portugal tem o objetivo de facilitar o intercâmbio de conhecimentos de base tecnológica dos dois centros de pesquisa.

“Essa parceria nos permitirá entrar direto na comunidade europeia, possibilitando aos nossos programas de pós-graduação stricto sensu e ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa abrir novas frentes de investigação de ponta, de interesse internacional”, avalia Diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento.

O Biocant Park é o primeiro parque de biotecnologia de Portugal. Possui um quadro próprio de investigadores que tem forte tradição científica dos centros de investigação de excelência da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro. Um dos seus objetivos é ajudar os jovens talentos das universidades a concretizarem e a valorizarem as suas iniciativas empreendedoras promovendo desta forma a fixação de profissionais altamente qualificados na região.

Professor Antônio Augusto Soares, representando o Biocant

Professor Antônio Augusto Soares, representando o Biocant

No parque encontram-se vários laboratórios de genética, nano medicina, nono biotecnologia, neurociências, que possibilita desenvolver e aplicar simultaneamente o empreendedorismo e o crescimento económico avançado na área das ciências da vida. Este centro é composto por oito unidades laboratoriais: Genómica;  Biologia Celular; Microbiologia; Biotecnologia Molecular; Bioinformática; Sistemas Biológicos; Serviços Avançados; e Engenharia de Tecidos.

Durante a assinatura do memorando, realizada logo após a abertura oficial da Sempesq, o representante Biocant no Brasil, professor Antônio Augusto Soares, lembrou que a parceria abre uma janela para o mundo. “A partir de agora, a Unit vai estar integrada a um grande centro de pesquisa, fato que insere a instituição no contexto da pesquisa da biotecnologia envolvendo grandes institutos na Europa que são integrados ao Biocant e às grandes universidades que fazem pesquisa naquele continente, especialmente em Portugal, nas cidades de Coimbra e Aveiro”.

Compartilhe: