A Semana Estadual de Proteção à Primeira Infância, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), teve início na segunda-feira, 19. A Universidade Tiradentes (Unit) faz parte da programação sendo a instituição certificadora do curso sobre Desenvolvimento na Primeira Infância EAD que será realizado em setembro.
Para o diretor de relações institucionais da Unit, professor Marcos Wandir Lobão, é uma política pública uqe tem ganhado muita força. “É uma preocupção real para que se dê condições de desnenvolvimento saudável e cognitivo para nossas crianças terem mais qualidade de vida e possam ingressar nas suas séries correspondentes de forma saudável, aproveitando ao máximo possível. É uma parceria muito importante para a Universidade que deverá render bons frutos e vamos, inclusive, começar a trabalhar outros projetos também direcionados a essa política pública”, afirma Wandir. “O curso é excelente, de alto nível”, completa.
“Contribuir com a Primeira Infância é um dever de todos, sobretudo da Universidade. Este é um projeto lindo, realizado com vários parceiros engajados com essa missão, liderado pela secretária e primeira dama, Érica Mitidieri e demais parceiros que apoiam e fortalecem políticas públicas para a Primeira Infância”, coloca a gerente acadêmica da Unit EAD, Karen Sasaki.
“O conteúdo veio da Associação Nacional das Universidades Particulares e fizemos um convênio com a ANUP para poder usar esse conteúdo, liberando a tecnologia e nossos serviços de atendimento, relacionamento com o aluno por meio do nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem. O bacana é que estamos inseridos na pauta de discussão das políticas públicas para a primeira infância e através do EAD a gente vai conseguir alcançar todos os servidores do Estado”, complementa Sasaki.
A iniciativa do governo do Estado é um marco na proteção dos direitos das crianças em Sergipe, visa fomentar o desenvolvimento infantil por meio de uma abordagem intersetorial e multidisciplinar, com um foco especial nas crianças em situação de vulnerabilidade social.
Com uma série de atividades educativas e culturais, voltadas para sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado integral das crianças nos primeiros anos de vida, a semana se estende até sexta-feira, 23, celebrando também o Dia da Infância, comemorado em 24 de agosto.
As atividades da Semana da Primeira Infância começaram ontem, 19, com reunião do Comitê Intersetorial Gestor da Política Estadual da Primeira Infância, no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).
Na oportunidade, estiveram reunidos diversas pastas do governo para apresentação do curso sobre a Primeira Infância a ser ofertado pelo Governo de Sergipe em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) e a Associação de Universidades Particulares (Anup).
O curso
Com 40 horas de conteúdo, o curso está organizado em 10 semanas e foi todo construído com metodologias pautadas em storytelling, contando a história do desenvolvimento da criança na primeira infância. “Então, tem discussões que envolvem a área de legislação, de psicologia do desenvolvimento, de neurociência, de direitos da criança, excelente forma de apresentação, que visa colocar em discussão a primeira infância como uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano”, finaliza a gerente acadêmica da Unit EAD, Karen Sasaki.
O curso será oferecido para 500 servidores estaduais e municipais, na modalidade à distância, tendo como instituição certificadora a Unit.
Já em 23 de setembro, está previsto um momento presencial. “Para a ocasião, está sendo planejado palestras e oficinas pedagógicas que serão realizadas também dentro da estrutura Unit”, encerra Sasaki.
As inscrições seguem abertas no site da Escola de Governo até o dia 24.
Com informações do Governo de Sergipe
Matéria atualizada em 23/08/2024, para acréscimo de depoimento.
Leia mais: Depressão materna é uma questão de saúde pública e pode ter impacto no desenvolvimento infantil