ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit é finalista do Prêmio de Inovação no Ensino Superior "Prof. Gabriel Mário Rodrigues"

O objetivo principal do prêmio é dar visibilidade às práticas inovadoras e incentivar a adoção de soluções que promovam a evolução contínua do sistema educacional superior.

às 19h33
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) é finalista da 4ª Edição do Prêmio de Inovação no Ensino Superior que homenageia o Professor Gabriel Mário Rodrigues, cuja atuação, como mantenedor e dirigente de entidades representativas do setor, foi marcada por uma visão estratégica e de compromisso com a excelência. Promovido pelo Semesp em parceria com o Consórcio Sthem Brasil, o prêmio destaca iniciativas pioneiras que impulsionam a evolução do sistema educacional brasileiro.

O projeto finalista da Unit, intitulado “Como Você Empreende? Aprendizagem Inovadora de Empreendedorismo, Com Imersão Prática no Hub de Inovação da Universidade Tiradentes”, foi criado pelos educadores Antônio Minoru Cabral Suzuki, José Walter Santos Filho e Isabel Cristina Barreto Silva. Concorrendo na categoria Instituição de Ensino Superior (IES) e na modalidade Inovação na Aprendizagem, o projeto destacou-se por sua abordagem prática e inovadora no ensino de empreendedorismo.

Processo de seleção

Para ser considerado finalista, o projeto passou por várias etapas de avaliação conduzidas por um painel de especialistas na área. “Os projetos são julgados pela consistência no planejamento e estruturação, originalidade, dimensão dos impactos comprovados e facilidade de implementação e replicação”, explica o gerente de qualidade da Unit, Antônio Minoru. 

O rigor desse processo assegura que apenas iniciativas de alto impacto e inovadoras sejam reconhecidas, como o projeto da Unit, que segundo a professora Isabel Barreto, ressignifica o formato tradicional de ensino de empreendedorismo expositivo, para um formato de projetos e produtos que atendem “dores” da sociedade, além de serem viáveis ao mercado. 

“Os produtos são alçados na área de formação dos estudantes, exigindo a vivência na resolução de problemas reais, amparada no estudo colaborativo do problema, o uso de metodologias ativas e ágeis, além da construção de uma rede de trabalho multi e interdisciplinar. No Brasil, este formato é inédito, sendo a Universidade Tiradentes a única referência nesse modo de aplicação de educação empreendedora no currículo do estudante da graduação, como um componente para o desenvolvimento de hard e soft skills”, pontua Isabel.

O projeto “Como Você Empreende?”

O projeto “Como Você Empreende?” faz parte do componente Competências para Vida e Carreira, este presente na estrutura curricular do Inova Unit, que tem como método a Aprendizagem Baseada em Projetos. O projeto, aplicado com a metodologia ágil Design Thinking e gamificado através de uma competição conhecida como Hackathon, fomenta experiências práticas de empreendedorismo e inovação, onde os estudantes têm contato direto, e de forma interativa, com as demandas do mundo real.

José Walter conta que o projeto foi aplicado durante cinco semanas com dois encontros presenciais. “O start do projeto com o evento Day One apresentou as tarefas da atividade desenvolvidas ao longo de três semanas (assíncronas), culminando com o HackInova realizado em um sábado com duração de 08h ininterruptas no processo de ideação até a apresentação do protótipo de negócio criado. As três equipes vencedoras são contempladas com seis meses gratuitos de hospedagem/incubação dentro do Hub de Inovação da Universidade Tiradentes”, explica.

No período de incubação, as startups são assistidas por uma equipe de professores e mentores experientes no mercado e participam de rodadas de negócios com empresas do segmento de formação, realizando negócios que surgem destas oportunidades. “Assim, as iniciativas geram profissionais com mentalidade empreendedora, capacitados para serem inseridos no mercado como empregadores e empregados diferenciados”, complementa Walter.

Impacto no ensino e futuras iniciativas

O reconhecimento deste projeto não só valoriza o trabalho desenvolvido pelos educadores da Unit, mas também influencia diretamente a formação dos alunos. “Esperamos que ele incentive a realização de mais atividades empreendedoras dentro da universidade, promovendo uma cultura de inovação que envolva toda a comunidade acadêmica e administrativa. Acreditamos que esta cultura produzirá resultados no desenvolvimento da comunidade acadêmica e do seu entorno, cumprindo a sua missão de zelar pela ética e compromisso com o desenvolvimento socioeconômico”, projeta Isabel.

Através das atividades do projeto, os estudantes da Universidade Tiradentes são apresentados a um conjunto de conhecimentos que estimulam uma mudança de mentalidade, absorvendo o empreendedorismo como uma atitude transformadora, pessoal e social. “Os alunos experimentam as competências socioemocionais necessárias para apresentar um comportamento diferenciado, proativo, colaborativo e realizador, ansiado pelo mercado de trabalho e pela sociedade”, elenca Walter.

Premiação

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de junho, durante a realização do Seminário: O Admirável Futuro do Ensino Superior, que acontecerá nos dias 10, 17 e 24 de junho de 2024.

Leia também: Projetos apresentados no Demoday unem tecnologia a outras áreas

Compartilhe: