ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e FPPM realizarão Caravana da Saúde e Cidadania

Projeto tem como foco o investimento na qualidade de vida da comunidade da Serra do Machado, em Ribeirópolis

às 17h45
Projeto é apresentado no Campus Aracaju Farolândia
Projeto é apresentado no Campus Aracaju Farolândia
Compartilhe:
Projeto é apresentado no Campus Aracaju Farolândia

Projeto é apresentado no Campus Aracaju Farolândia

A Universidade Tiradentes e a Fundação Pedro Paes Mendonça – FPPM – firmaram parceria para o desenvolvimento de ações sociais na comunidade do Povoado Serra do Machado, município de Ribeirópolis, a 72 quilômetros de Aracaju. O Projeto “Caravana da Saúde e Cidadania” foi apresentado na última quinta-feira, 21, em reunião entre representantes das duas instituições, professores e estudantes, no Campus Farolândia da Unit.

A Caravana da Saúde e Cidadania tem como foco o investimento na qualidade de vida da comunidade de Serra do Machado. Orientados por professores, os acadêmicos de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, entre outros cursos da Unit promoverão ações de promoção e produção da saúde, além de atividades educativas de prevenção e controle de doenças.

“O convênio firmado entre a Universidade Tiradentes e a Fundação Pedro Paes Mendonça é de grande relevância. A FPPM é gerida pelo Grupo João Carlos Paes Mendonça (JCPM), que exerce um papel social muito importante, numa região carente do Estado de Sergipe. A parceria com a Unit abre novos horizontes para universidade, no que diz respeito ao seu compromisso social; para os nossos alunos, que ganham mais um campo de prática profissional e prestação de serviços à comunidade; e para os habitantes da região, por conta das melhorias nos excelentes serviços que a Fundação já presta”, afirma o superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Eduardo Peixoto Rocha.

O primeiro passo é conhecer as especificidades da comunidade beneficiada, identificar seus problemas e traçar uma proposta de intervenção, de forma integrada com o serviço público. Para isso, uma primeira visita dos discentes e docentes da Unit ao povoado Serra do Machado está prevista para o final de setembro.

“Queremos incorporar o conceito de saúde integral pelos diversos serviços ofertados no território e criar um novo comportamento social em relação ao cuidado e à produção de saúde. Neste contexto, os acadêmicos da Unit podem trazer um novo olhar sobre a prática já desenvolvida pelos profissionais da FPPM”, afirma Lúcia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social do Grupo João Carlos Paes Mendonça.

O PROJETO

As ações previstas na Caravana da Saúde e Cidadania foram apresentadas na reunião pela coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Pedro Paes Mendonça,  Paula Libório. As atividades serão divididas em: educação e saúde; endemias prevalentes; saúde mãe-bebê; humanização dos serviços; alimentação saudável; e saúde do homem.

O trabalho interdisciplinar envolve alunos e professores da Unit, o corpo funcional da FPPM e servidores da rede pública de Ribeirópolis, o que inclui profissionais como coordenadores de escola, psicólogos, assistentes sociais, agentes de saúde, médicos e enfermeiros do PSF.

As atividades ocorrerão até o mês de dezembro. Ao final, serão mensurados os avanços no que diz respeito à nutrição adequada; assistência médica básica; condições de moradia; acesso a programas governamentais, entre outros indicadores.

Compartilhe: