ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Pronatec atuam em Itabaiana


às 18h12
Atendimento ao público
Atendimento ao público
O aluno Marcos Antônio ensina como fazer a manutenção
A comunidade satisfeita com os serviços oferecidos
Compartilhe:
Atendimento ao público

Atendimento ao público

Durante todo o dia do sábado, 16, professores dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – oferecidos pela Unit no município de Itabaiana, auxiliados pelos colaboradores da IES, promoveram juntamente com cerca de 400 jovens alunos uma importante ação de cidadania que resultou no atendimento às centenas de pessoas da comunidade da Princesa do Agreste e de municípios circunvizinhos.

Sob a coordenação geral da professora Maria Aldeni Santana, os alunos do Pronatec desenvolveram ações de coleta de leite, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, de exames DST/Aids, vacina contra gripe, orientações sobre câncer de mama, sobre alimentação e sobre nutrição. Também ofertados serviços como elaboração de currículos e informações básicas sobre manutenção de computadores por alunos do curso de informática.

Em meio a uma programação cultural bastante diversificada, a ação do Pronatec contou com a participação de instituições como Corpo de Bombeiros, PM, Sebrae, Maternidade São José, Secretaria da Saúde, Secretaria da Cultura e ocorreu na Praça General João Siqueira.

A comunidade satisfeita com os serviços oferecidos

A comunidade satisfeita com os serviços oferecidos

Alunos dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde, Orientação Comunitária, Enfermagem, Logística e Informática se revezaram durante todo o dia do sábado para atender às pessoas que buscaram os serviços gratuitos através de ações de promoção e prevenção da saúde, entre outros.

Para a instrutora dos cursos da área da Saúde, Larissa Menezes da Silva, é importante oferecer aos alunos a oportunidade de interligar os conhecimentos teóricos com a prática comunitária.

A coordenadora do Campus Itabaiana, professora Aldeni, ressalta a importância da ação extensionista pelo fato dos alunos agregarem aos seus conhecimentos teóricos à prática. “Precisamos dar a esses alunos a oportunidade deles exercerem o aprendizado adquirido em sala de aula”, afirma a professora sem esquecer em acrescentar que essa é a primeira grande ação conjunta, mas que outras menores já ocorrem sistematicamente.

Aos 70 anos, Maria Oliveira dos Santos é uma das muitas pessoas da comunidade satisfeitas com a ação do Pronatec. Ao ser atendida pelos alunos do curso de Enfermagem ela teve oportunidade de auferir a pressão arterial e de verificar como anda a taxa de açúcar. “Sem um atendimento como esse aqui, eu que vivo precisando de médico por ser diabética, teria dificuldade de saber como anda minha saúde”, salienta a itabaianense.

O aluno Marcos Antônio ensina como fazer a manutenção

O aluno Marcos Antônio ensina como fazer a manutenção

Aos 19 anos, a aluna do curso técnico em Enfermagem, Bruna Ferreira dos Santos, considera muito importante a ação extensionista uma vez que a comunidade encontra meios de obter informações sobre o estado de saúde. “Os fatos mais corriqueiros detectados durante uma ação como a de sábado revelam pessoas que não têm noção do seu próprio estado de saúde e que muitas vezes precisam de atenção imediata”, salienta a aluna.

Satisfeito com a oportunidade de orientar a população sobre serviços básicos de informática o aluno Marcos Antônio da China. “Hoje em dia há muitas pessoas que possuem computador em casa e não sabem como fazer a manutenção do equipamento. O nosso objetivo é fazer com que essas pessoas aprendam a fazer a manutenção preventiva”, informa Marcos ressaltando a importância do Pronatec. “Ele veio dá para nós a sustentação em termos de cursos técnicos já que as pessoas carentes precisam de incentivo e de oportunidade para concretizar os seus sonhos”, ressalta.

Acesse aqui e veja mais fotos da ação dos alunos do Pronatec em Itabaiana.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: