ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Estância discute cidadania

A IES da região centro-sul promove amplo debate sobre a gestão pública e os desafios das políticas de Estado na atualidade

às 17h54
Ilustração
Ilustração
Compartilhe:

O evento, iniciativa dos acadêmicos do 5º período de Administração e 7º período de Serviço Social do Campus Estância, acontece nas noites dos próximos dias 19 e 20 e tem por objetivo principal atender aos princípios estabelecidos pela IES sergipana em suas atividades acadêmicas, no que propõe as atividades de extensão, comungando com as diretrizes curriculares para os cursos superiores.

“As atividades de extensão universitária da Unit possuem um vasto trabalho destinado à administração pública e às políticas de Estado, no que concerne ao atendimento às demandas públicas e aos anseios das comunidades locais e regionais nos seguimentos da gestão pública e de políticas setoriais como: finanças, planejamento, educação, saúde, habitação, segurança pública e das demais manifestações da sociedade”, pondera o coordenador do curso de Administração no campus Estância, professor Wellington Silva. Segundo o docente, o contexto envolve a promoção das boas práticas administrativas com pleno gozo e exercício da ética e da moral entre os gestores públicos, bem como dos representantes escolhidos pela população. É dessa forma, acrescenta o docente, que o ensino superior dissemina conhecimentos produzidos para a conscientização pública sobre a administração e gestão pública, a fim de atender às demandas sociais, principalmente, às comunidades carentes que dependem direta e indiretamente do Estado, do território centro-sul Sergipano no entorno do Campus Unit Estância. 

Acompanhe a programação:

Dia 19/11

– 18h30 – I Mesa redonda: prefeito do município, Carlos Magno Costa Garcia, e o Dr. Aécio Júnior (Erpac), seguida de apresentações e discussões sobre o processo público decisório.

– As relações entre os desafios da gestão e as políticas públicas municipal, frente à burocracia brasileira – Prefeito municipal de Estância, Dr. Carlos Magno Costa Garcia.

– O planejamento, a elaboração e a execução orçamentária no Brasil (União, estados e municípios) – Dr. Aécio Júnior (Erpac).

 20h30 – Debate aberto

22h- Encerramento

 

Dia 20/11

-18h30 – II Mesa redonda: senador Dr. Eduardo Amorim e o Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Sergipe, Dr. João Augusto Gama; seguida de apresentações e discussões sobre a administração pública contemporânea.

– Como entender as políticas públicas (governança, governabilidade, controle e responsabilidade das demandas políticas, da ação governamental e os resultados) – senador Eduardo Amorim.

A governança territorial e a avaliação das políticas públicas na perspectiva da eficiência, eficácia e efetividade nas ações do Estado – secretário João Augusto Gama.

20h30 – Debate aberto

22 horas – Encerramento

Compartilhe: