V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit faz doação de alimentos arrecadados durante gincana


às 23h33
Os filhos de Dona Etani recebem os alimentos
Os filhos de Dona Etani recebem os alimentos
Doação no Instituto de Cultura Espírita
O cabo Byron Virgílio dos Santos foi o primeiro a receber as doações para
Compartilhe:

 

Acompanhados de representantes da Coordenação de Extensão da Unit, alunos do curso de Engenharia fizeram entrega na tarde desta quarta-feira, 10, de cerca de duas toneladas de alimentos a cinco instituições beneficentes que prestam assistência às crianças, jovens e adultos carentes da nossa capital.

O roteiro de distribuição dos produtos não perecíveis arrecadados durante gincana realizada por alunos do curso de Farmácia começou dentro do próprio Campus Farolândia no momento em que o cabo Byron Virgílio dos Santos Silva, da Organização Beneficente Estrelas do Mar, recebeu uma quantidade significativa dos alimentos. Na opinião do fundador da entidade, a parceria da Unit através de ações extensionistas tem sido imprescindível para o desenvolvimento e acompanhamento das ações prestadas pela Organização que atende 85 famílias carentes que possuem pessoas com deficiência.

A segunda instituição a receber os alimentos arrecadados pelos acadêmicos da Unit está localizada no Bairro Coroa do Meio e se intitula Instituto de Cultura Espírita. O Instituto existe há 25 anos e atende a 150 crianças e 80 famílias e para sua presidente, Débora Rocha a doação da Unit é de valor inestimável considerando o trabalho de educação que é desenvolvido pela casa com as crianças e suas famílias.

A terceira instituição a receber uma quantidade representativa de alimentos, a Casa Maternal Amélia Leite, tem na presidência a senhora Maria Isabel Prado Casali. A instituição localizada no Bairro Cirurgia atende 153 crianças na faixa etária de três a cinco anos. O gesto solidário da Unit praticado através dos alunos e da Coordenação de Extensão representa, na opinião da gestora da entidade, uma grande ajuda de vez que a Casa Maternal não recebe verba pública e vive, desde que foi fundada na década de 40, de doações.

Para a Irmã Beatriz de Marco, diretora do Oratório de Bebé, 4ª instituição beneficiada, a Unit representa uma grande parceira. “Fico feliz quando vejo entrar aqui um carro da Unit porque sei que vamos receber produtos que são indispensáveis para a manutenção do nosso atendimento a 142 crianças”, revela a gestora da centenária instituição localizada no Bairro Cirurgia.

Já no conjunto Rosa Elze, grande parte dos mantimentos arrecadados foram entregues à Casa de D. Etani. Conhecida por adotar 46 crianças (hoje permanecem com ela 36), a instituição também vive de doações. Ao receber os alimentos, o esposo da patrona da casa, Jose Roberto de Souza, manifestou o desejo de agradecer o permanente apoio recebido da Unit através das ações praticadas pelos coordenadores de cursos, alunos e especialmente pela coordenação de Extensão.

Representando a coordenação, Edilene Gomes lembrou que com essa doação o departamento encerra o ano de 2014 com chave de ouro realizando mais um gesto de solidariedade e compromisso com a sociedade. “Essa doação resulta dos produtos arrecadados durante a 1ª Gincana de Farmácia, idealizada pela professora e coordenadora Ana Cristina”.

Milson dos Santos Barbosa é aluno do 10º período do curso de Engenharia de Petróleo. Acostumado ao voluntariado e a acompanhar sempre que pode a entrega dos alimentos o acadêmico reconhece que o aprendizado só faz sentido quando adquirido através da teoria e da prática. “Não seria a mesma coisa para mim, vivenciar apenas a sala de aula. Percebo que é através de ações práticas como essa que descobrimos novas possiblidades e solidificamos a nossa prática, independentemente da profissão escolhida. Não temos como crescer como profissional se não olharmos para o social”, pondera Milson.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: