Em solenidade bastante concorrida realizada na noite dessa quinta-feira, 11, no Teatro Tiradentes, 86 jovens receberam das mãos de gestores da Universidade Tiradentes e dos seus professores, o diploma que os habilita ao desenvolvimento da atividade profissional como Técnicos em Orientação Comunitária.
Para Maria Marleide Nascimento Santos, a oportunidade de concluir o curso técnico tem um significado ímpar em sua vida. Motivada pelo desejo de ingressar na profissão, a chance obtida para a realização do curso ampliou seu horizonte. Agora ela pensa em ingressar na Unit como aluna de graduação. “Sinto-me bastante estimulada e não desejo mais parar”, afirma.
Para Michel Santos Rios, também concludente, o Pronatec representou a chance de aprimorar os seus conhecimentos na área de vez que já exerce a função de Educador Social. “A realização do curso de Técnico em Orientação Comunitária me deu embasamento e qualificação técnica. Estou plenamente satisfeito e recomendo a todos os que desejarem adquirir uma oportunidade de emprego a fazerem o Pronatec na Unit”, lembra Michel.
Bastante emocionada pela chance de poder contribuir na formação dos 86 formandos, a professora Maria Rejane Nascimento, da disciplina Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, reconhece que se trata de verdadeiros heróis. “Levamos os alunos às aulas práticas em instituições, oportunidade em que percebemos a grande carência que existe desses profissionais que agora se mostram devidamente preparados para a absorção da mão-de-obra”, assegura a professora.
Para o gerente de Ensino Técnico do Pronatec, professor Marcos Vasconcelos, a parceria entre a Unit e o Governo Federal para a oferta dos cursos do Pronatec representa em primeiro lugar o compromisso da IES com a educação, seja ela em qual nível for. Além disso tem um gostinho de saudosismo, lembra o professor “A Universidade Tiradentes nasce de um colégio e o ensino técnico é o ensino médio. É um retorno que fazemos, mas, ao mesmo tempo, oferecendo toda essa experiência de mais de 50 anos de educação”, assegura complementando que essa é mais uma vitória da instituição sobre uma parceria que deu certo.
Ao representar o reitor da Unit durante a solenidade de formatura da primeira turma do Pronatec em Sergipe, o superintendente Acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Eduardo Peixoto salientou que o Pronatec é um programa muito novo para a instituição e ofertado de maneira subsequente ou seja: para quem recém-concluiu o ensino médio. Ao aderir prontamente ao Pronatec, a Unit dá a sua parcela de contribuição à formação de jovens que são absorvidos pelo mercado através de cursos técnicos.
Foto – Marcelo Freitas