ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit inaugura Centro de Especialidades em Saúde Professor Almir Santana em Estância (SE)

Novo centro oferece atendimento médico de qualidade e reforça compromisso social da instituição

às 13h13
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 07, a Universidade Tiradentes (Unit) deu um passo significativo em direção à promoção da saúde e à democratização do acesso aos serviços médicos em Sergipe. O Centro de Especialidades em Saúde Professor Almir Santana foi oficialmente inaugurado na cidade de Estância (SE), oferecendo uma gama de especialidades médicas em um ambiente propício para o aprendizado prático dos alunos da área da saúde. 

O nome do centro é uma homenagem ao renomado médico e professor Dr. Almir Santana, figura fundamental na conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis em Sergipe. O professor expressa sua gratidão pela homenagem, ressaltando a importância do centro no contexto social e sua missão na medicina. 

“É uma honra ter um ambulatório com o meu nome, e ainda mais emocionante para mim é que ele será voltado para o aspecto social, o que o torna único. Ele reflete o meu comprometimento com a prática da medicina de maneira socialmente responsável. Ao entrar aqui, revivi toda a jornada que percorri para chegar até este momento. O atendimento humanizado às pessoas com HIV sempre foi a nossa missão, buscando reduzir o preconceito. Este ambulatório realmente reflete tudo o que represento, desempenhando um papel vital em nossa missão social”, celebra Almir.

Serviços oferecidos e a contribuição da Unit 

O público-alvo abrange a região e o entorno, com foco em Estância, oferecendo mais de 12 especialidades médicas inéditas na cidade, incluindo clínica médica, ginecologia obstetrícia, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, cardiologia, pneumologia, neurologia, psiquiatria, entre outras. 

A coordenadora de área do curso de Medicina da Unit, Lis Campos, destaca o compromisso constante da instituição com o ensino de qualidade e a responsabilidade social. “O oferecimento inicial de especialidades médicas no atendimento à comunidade torna-se crucial para ampliar o acesso a serviços médicos de alta qualidade, representando, simultaneamente, uma oportunidade de aprimoramento para os estudantes da instituição, que aprendem na prática sob a orientação de nossos renomados professores e desenvolvem habilidades essenciais”, destaca a coordenadora.

Embora o convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha sido finalizado, o agendamento via SUS ainda não está disponível, sendo esta a próxima fase. Até então, o atendimento está sendo oferecido a baixo custo, com o valor de 50 reais. As marcações podem ser feitas por telefone ou presencialmente.

Parceria e reconhecimento 

O prefeito da cidade de Estância, Dr. Gilson Andrade, expressa orgulho pela contribuição da universidade para a cidade e destaca o marco histórico para a saúde em Estância e a importância da parceria entre a universidade e a prefeitura.

“Acredito que este seja um marco na história da Unit, e também um momento histórico para a saúde em Estância. Estamos inaugurando um centro de especialidades que oferecerá diversas áreas médicas a um preço acessível e de baixo custo. Isso proporcionará à grande maioria da população o acesso necessário. Quero expressar meus agradecimentos a todos que fazem parte da Unit, em especial ao professor Uchôa, um homem visionário e empreendedor que mais uma vez liderou esse projeto. Estou feliz por homenagear o médico humanitário, amigo e verdadeiro sacerdote da medicina, nosso colega Almir Santana”, comemora.

Marcando o desenvolvimento significativo desde a criação do campus em Estância no ano de 2000, o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, celebra a consolidação do curso de Medicina e a entrega de uma nova estrutura, Ele destaca o compromisso da universidade com a formação médica e o atendimento à população em Estância.

“Para nós, é motivo de grande satisfação ver concretizado o simbolismo deste que é o primeiro campus a partir do projeto de interiorização do ensino superior. Este campus foi estabelecido em 2000, marcando o início da oferta de cursos no interior do estado. Ao longo do tempo, experimentamos um desenvolvimento significativo, culminando, em 2020, na autorização para a implantação do curso de Medicina neste campus. Agora, celebramos a consolidação do curso, com a entrega de uma nova estrutura que representa um marco importante para a formação médica”, elenca.

Com a Faculdade de Medicina, o Hospital Regional Jessé como referência regional, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima e o Centro de Especialidades, os alunos não precisam deixar esta região para obter toda a sua formação. “Estamos entregando à população um equipamento de saúde para atendimento secundário, cumprindo um compromisso nosso com a prefeitura”, completa o vice-reitor.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, compartilha do mesmo sentimento e reforça a importância de homenagear ainda em vida uma figura importante para a medicina sergipana como o professor Almir. 

“A Unit sente-se honrada em contribuir para a construção deste empreendimento em Estância, uma cidade que enche de orgulho o estado de Sergipe. Além disso, é motivo de grande satisfação homenagear o Dr. Almir Santana, um ilustre representante da medicina sergipana. A Universidade tem orgulho em prestar essa merecida homenagem a alguém que é um verdadeiro exemplo na área médica do estado”, ressalta.

Interiorização do ensino superior

A integração entre serviço, ensino e comunidade, de acordo com o coordenador adjunto do curso de Medicina de Estância, Jerocílio Júnior, é uma oportunidade de oferecer aos alunos, uma formação completa. Essa abordagem visa não apenas melhorar o ensino, mas também beneficiar a comunidade com serviços acessíveis. 

“Queremos que a população seja cuidada a um preço acessível, possibilitando que cada vez mais pessoas tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade. Atualmente, estamos operando com três turmas, totalizando cerca de 150 alunos utilizando o Centro de Especialidades. Essa quantidade está prevista para aumentar, considerando que a nossa primeira turma ainda está na oitava etapa. Nosso objetivo é que cada vez mais alunos possam usufruir desse espaço, contribuindo para o crescimento contínuo da nossa universidade”, projeta o coordenador.

Leia também: Unit destaca inovação e empreendedorismo em evento alusivo ao dia do farmacêutico

Compartilhe: