ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Portas Abertas recomeça atividades

Na primeira visita do semestre ao Campus Farolândia, 120 alunos do colégio Elite participam de palestras e esclarecem dúvidas sobre diversas profissões

às 19h41
Alunos do colégio Elite participam de Unit Portas Abertas
Alunos do colégio Elite participam de Unit Portas Abertas
Estudantes participam de visitas e palestras
Compartilhe:
Alunos do colégio Elite participam de Unit Portas Abertas

Alunos do colégio Elite participam de Unit Portas Abertas

O segundo semestre chegou e com ele o momento de dar continuidade ao projeto Unit Portas Abertas deste ano. O programa, que existe desde 2002 na Universidade Tiradentes com o objetivo de apresentar a estudantes dos ensinos fundamental e médio as possibilidades ofertadas nos cursos de ensino superior da instituição, retomou suas ações nesta quarta-feira, 20 de agosto no Campus Aracaju Farolândia. O grupo que participou da primeira visita do semestre a Unit foi formada pelos alunos do Colégio Elite.

Durante a visita ao Campus, cerca de 120 estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar mais o conhecimento em profissões como as Engenharias, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Estética e Cosmética. A atividade oportunizou o contato com profissionais da área, além de visita aos laboratórios específicos dos cursos, como por exemplo os das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

Um dos profissionais a conversar com os estudantes foi o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Paulo Eduardo Silva Martins. O docente destacou questões como crescimento do mercado das Engenharias no País. “O cenário é bem favorável. Segundo informações do Crea/Confea, o Brasil tem uma necessidade estimada entre 80 e 100 mil engenheiros por ano, só que não conseguimos demandar nem a metade. Então o mercado está aquecido, existe uma necessidade de um profissional capacitado e estamos nos propondo a formar este profissional para o mercado”, observa o professor Paulo Martins.

Estudantes participam de visitas e palestras

Estudantes visitam laboratórios e participam de palestras

Vitor Gabriel Santos é um dos alunos do segundo ano do colégio Elite a participar do projeto. Para ele, esta é a oportunidade de decidir sobre qual curso pretende seguir carreira. “Estou em dúvida entre Direito e Fisioterapia. Esta visita é legal porque consigo conhecer mais cada um”, afirma. A dúvida também aflige a estudante Helene Jardim Pedó. “Estou entre Medicina e Medicina Veterinária, mas tudo indica que escolherei Medicina porque me interesso, principalmente, pela parte de cirurgias plásticas”, enfatiza a estudante, também do segundo ano.

Para a coordenadora Pedagógica do Elite, Arlene Barreto, durante as visitas é possível não apenas esclarecer dúvidas sobre os cursos, mas ter uma certeza maior que a escolha do curso não será feita de forma aleatória ou por influências. “Não é porque os pais querem ou porque a profissão tem mais destaque. Percebo que quando os alunos saem das visitas, ficam encantados. Alguns estudantes, inclusive, já mudaram o curso por conta desse contato que é tido com os profissionais da área”, salienta Arlene Barreto.

E é com foco no auxílio a este público que o projeto é desenvolvido. Até o início de outubro, mais 600 estudantes participarão de uma série de visitas e palestras promovidas pelo Projeto. “O que me faz sentir realizada no Unit Portas Abertas é perceber que o aluno sai com uma informação a mais sobre um determinado curso e que a universidade pode ajudar esses estudantes a descobrirem qual carreira seguir”, observa a assistente responsável pelo projeto, Jennyfer Thaynara Santos.

Para mais informações sobre o Projeto Unit Portas Abertas e cadastro de escolas, acesse aqui. Para o colégio que não é cadastrado, deverá criar login e senha para realizar a reserva.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: