A Universidade Tiradentes (Unit) deu mais um passo significativo no Programa de Mobilidade Acadêmica (ProMai) ao reunir os 27 alunos selecionados para participar do semestre 2024.1 em diversas universidades ao redor do mundo, como Colômbia, Argentina, Portugal, Coreia do Sul, Peru e México, em uma reunião conduzida pela gerência de relações internacionais.
A reunião teve como objetivo fornecer direcionamentos e orientações fundamentais para os estudantes que embarcarão nessa experiência internacional. Com datas de viagem variadas, os alunos terão a chance de cursar o primeiro semestre em instituições estrangeiras.
A importância do evento, segundo a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert, se estendeu à orientação dos pais sobre as documentações necessárias, o acompanhamento durante a estadia no exterior e demais procedimentos.
“O foco deste momento é orientar alunos e seus pais sobre a preparação para a mobilidade acadêmica internacional. Durante o evento, abordamos detalhes cruciais, desde a documentação necessária e destacamos nosso compromisso em acompanhar de perto o desempenho acadêmico e bem-estar psicológico durante a estadia no exterior. Nosso objetivo é proporcionar uma compreensão mais profunda dos processos envolvidos, oferecendo orientações valiosas para a viagem e a preparação para a mobilidade acadêmica”, destaca Júlia.
Além de orientar, o momento de mobilização dos alunos e pais também visa proporcionar segurança, gerando confiança na experiência internacional. A gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro, reforça que essa interação busca alinhar as expectativas dos pais e dos estudantes, criando um ambiente propício para esclarecer dúvidas e fornecer informações cruciais para a jornada que se inicia.
“Discutimos os próximos passos para que eles se sintam tranquilos e apoiados. Convidamos os pais para este bate-papo, permitindo que se sintam acolhidos e compartilhando informações que não foram abordadas na primeira reunião, devido à necessidade de assinatura de documentos. Certificamo-nos de que seguiriam esse fluxo”, elenca Selen.
Expectativas dos Alunos
Entre os alunos selecionados para o ProMai 2024.1 estão Heloisa Albuquerque e Emily de Andrade, ambas do 8º período de Psicologia. Heloisa vai para a Universidad de Boyacá, na Colômbia, e Emily também foi selecionada para a mesma universidade.
“Tinha interesse em fazer parte de um programa de mobilidade faz um tempo, para aprimorar o espanhol, e a oferta da Universidad de Boyacá me chamou bastante atenção tanto pela bolsa de reciprocidade quanto oferta acadêmica. Espero que seja uma oportunidade de expandir meus horizontes, que possa contribuir não só para minha experiência acadêmica mas minha vida como um todo, além de me ajudar a aprender mais sobre uma outra língua e cultura que eu tanto me interesso sobre”, disse Heloísa Albuquerque.
Emily também está ansiosa para a experiência. “Sempre fui muito interessada em explorar os países vizinhos e sempre gostei muito da ideia da Colômbia e planejei visitar. Eu amo a psicologia e ver mais dela e como ela funciona em outros contextos é algo pelo qual espero muito”, afirmou Emilly.
A mobilidade acadêmica é uma oportunidade de ampliar os horizontes, adquirir novas habilidades e conhecimentos, e desenvolver a autonomia. Além disso, pode ser um diferencial importante no currículo dos estudantes.
“Além de proporcionar vivências que de outras formas não seriam possíveis, também pode ajudar a desenvolver habilidades importantes para o ambiente acadêmico e abrir as portas para pesquisas internacionais”, afirmou Heloisa. “É um diferencial enorme em qualquer currículo, um enriquecimento inesperado e que pode fazer a diferença em qualquer processo seletivo”, finalizou Emily.
O semestre de 2024.1 promete ser não apenas acadêmico, mas também uma experiência de vida enriquecedora para cada participante do ProMai. A Unit, mais uma vez, reforça seu compromisso com a formação integral de seus alunos, proporcionando oportunidades únicas de aprendizado e crescimento.
Leia também: Unit promove encontro com escolas para apresentar resultados do vestibular de Medicina