ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas e Meio Ambiente

Evento traz pesquisadores franceses ao Campus Aracaju Farolândia e reforça política de internacionalização da Universidade Tiradentes

às 20h23
Sandrine Maljean-Dubois ministra palestra de abertura
Sandrine Maljean-Dubois ministra palestra de abertura
Evento reúne estudantes e pesquisadores de diversas áreas
Foto da palestrante francesa com docentes da Unit
Compartilhe:

Sandrine Maljean-Dubois ministra palestra de abertura

A Universidade Tiradentes promove nestas quinta e sexta-feira, 14 e 15 de agosto, o 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas e Meio Ambiente. A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Direito e tem como objetivo debater políticas ambientais e aproximar a Unit de instituições estrangeiras. Nesta edição, a Universidade Tiradentes recebe cientistas do Centre d`Études et de Recherches Internationales et Communautaires – Ceric, instituição francesa de pesquisas focadas em Direito Ambiental.

Foto da palestrante francesa com docentes da Unit

Foto da palestrante francesa com docentes da Unit

O Seminário acontece no Campus Aracaju Farolândia e reúne estudantes e professores de diversas áreas do conhecimento. “Esta é uma atividade vinculada à linha de pesquisa ‘Direitos Humanos, meio ambiente e novas tecnologias’, do mestrado em Direito da Universidade Tiradentes, e isso é importante porque fortalece as pesquisas que os mestrandos e professores estão realizando”, afirma a professora Karyna Sposato, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unit.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Sandrine Maljean-Dubois, diretora do Ceric. “O mundo tomou consciência do problema do clima, mas, infelizmente, as políticas públicas colocadas são fragmentadas, dispersas, e ainda não são totalmente eficazes.  A mudança climática é um tema global e depende de uma cooperação entre todos os países, por isso, precisamos reunir esses atores em torno de uma ação comum”, afirma Sandrine.

Segundo a gestora do Ceric, um acordo internacional deverá ser assinado em Paris, em 2015, para tentar estabelecer as diretrizes de combate ao problema da mudança climática. “É um acordo um tanto quanto ambicioso, pois reunirá todos os Países que supostamente irão, finalmente, se responsabilizar em reduzir suas emissões”, acrescenta a professora Sandrine Maljean-Dubois.

“O Brasil está trabalhando as legislações estaduais e municipais de clima. Por isso, é importante trocarmos experiências com universidades que já tratam este tema há mais tempo, para a criação da política brasileira. Aqui em Sergipe, por exemplo, ainda não temos a lei estadual do clima, por isso entendemos que essa discussão na academia é interessante”, afirma a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unit e organizadora do seminário, Liziane Paixão.

Evento reúne estudantes e pesquisadores de diversas áreas

Evento reúne estudantes e pesquisadores de diversas áreas

Outras palestras

A programação do 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas e Meio Ambiente da Unit também inclui palestras de Adriana Sávio, doutoranda em Direito Internacional Público pela Université de Poitiers; Jerôme Dubois, professor de Planejamento Urbano da Faculté de Droit et de Science Politique; e da própria Liziane Paixão, que abordará o tema “A proteção ambiental e o Direito no Mercosul”.

De acordo com a professora Ester Fraga Vilas-Boas, diretora de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, eventos como este dão ainda mais solidez ao projeto de internacionalização da Unit. “Mantemos parcerias de pesquisa e mobilidade acadêmica com IES de ponta, dos Estados Unidos e da Europa. Por meio do nosso programa de cooperação acadêmica, temos trazido docentes de instituições estrangeiras, o que nos possibilita estabelecer novas parcerias de investigação. A Universidade Tiradentes, como sempre, se dedica a olhar para o futuro e construir esse futuro”, analisa Ester.

Mais informações no site do evento
Conheça o Programa de Pós-graduação em Direito da Unit

Compartilhe: