ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove 6º workshop de Gastronomia


às 23h47
Gustavo Andrade Prado, apaixonado por Gastronomia!
Gustavo Andrade Prado, apaixonado por Gastronomia!
Compartilhe:

Alunos do primeiro período que cursam a disciplina Arte e Culinária do curso de Gastronomia, ministrado pela professora Isabele Brito, realizam na noite desta terça-feira, um workshop que revela os sabores da culinária de todas as regiões brasileiras. Os estandes montados no minishopping do Campus Farolândia atraiu a visita de muitos degustadores e revelou, pela qualidade dos cardápios e beleza cenográfica, o esmero dos futuros gastrônomos.

Gustavo Andrade Prado formou com alguns dos seus colegas a equipe responsável por pesquisar a região Norte e trouxe para degustação dos demais acadêmicos os sabores típicos que caracterizam a culinária dos Estados a ela pertencentes. Para o aluno, apaixonado desde pequeno pela arte produzida na cozinha, essa é uma experiência ímpar e uma excelente oportunidade de mostrar para as pessoas que esteva determinado quando escolheu estudar Gastronomia. “Começamos essa produção com uma pesquisa aprofundada sobre os costumes da região. O mesmo aconteceu com as outras equipes, responsáveis pelas demais regiões”, afirma o acadêmico.

Ele explica que, por se tratar de uma região cuja cultura indígena é predominante, a culinária é feita à base de muitos caldos, mingaus e também pratos rápidos feitos à base de peixes fritos e cozidos brevemente. Mas, a novidades nos cardápios é a banana verde frita e uma pasta conhecida por nós como o Açaí, mas que é oferecido com ingredientes fortificantes e esmagado. “A comida da região norte não é muito elaborada devido à origem indígena”, lembra Gustavo.

Satisfeita com o empenho dos alunos, a professora Isabele Brito diz que a cada edição os alunos demonstram um interesse mais apurado em apresentar suas pesquisas. Segundo a docente, o objetivo da atividade é avaliar um pouco da história da gastronomia de cada região, através da influência dos índios e dos colonizadores e como essa influência está refletindo no dia a dia da gastronomia da população.

Fotos – Marcelo Freitas

Acesse aqui e veja outras fotos!

Compartilhe: