ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove Encontro de Biologia

Biologia evolutiva e os desafios contemporâneos são temas em destaque durante os três dias do evento

às 22h34
Doutor Cástor Cartelle Guerra  fala sobre sua experiência nas pesquisas paleontológicas
Doutor Cástor Cartelle Guerra fala sobre sua experiência nas pesquisas paleontológicas
Alunos participam da programação
Professor Roque abre o Encontro de Biologia
Compartilhe:

Com o tema Biologia Evolutiva: uma ciência da atualidade, a coordenação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes abriu oficialmente na noite dessa segunda-feira, 1º de setembro, no auditório Padre Melo, Campus Farolândia, o 13º Encontro de Biologia.

Já na sessão de abertura a comunidade acadêmica teve a oportunidade de assistir a conferência proferida pelo doutor Cástor Cartelle Guerra da PUC Minas, que abordou o tema “Peer Lund entre o passado e o presente”.

Paleantólogo por formação, o doutor Cástor acha que é importante trazer para a academia fatos por ele descobertos na sua área de atuação e que ainda são desconhecidos pela maioria da população. “É como trazer as raízes do país à consideração de muitos. Temos de mostrar ao meio acadêmico o que tem sido desenvolvido no cenário da paleantologia, que tem uma importância científica enorme para o Brasil porque praticamente foi a primeira ciência que entrou no circuito mundial através do dinamarquês Peter Lund. Foi ele quem colocou o Brasil na prateleira da ciência”, afirma o estudioso.

Na sequência, a programação de abertura do Encontro de Biologia da Unit em sua 13ª versão usou das palavras o doutor Jefferson Guedes de Carvalho Sobrinho. Também convidado, o docente da UEFS discorreu sobre o tema “Moléculas, fósseis e filogenias de plantas”.

Para o coordenador do curso, professor José Roque Raposo Filho, a realização do 13º encontro de Biologia tem por objetivo, além de promover a interação entre profissionais da área, docentes e acadêmicos do curso, comemorar o três de setembro como o dia do Biólogo.

“Essa é a segunda vez que o doutor Cartelle vem à nossa instituição em razão da sua importância para a paleantologia brasileira e mundial. Ele é um pesquisador ativo que traz para nós um tema atual como é a Biologia evolutiva. Trata-se de uma ciência da atualidade. Afinal, tudo o que se fala sobre a área hoje está relacionada à evolução e se não conseguimos entender o que aconteceu no passado, não conseguimos fechar o entendimento biológico”, lembra o professor Roque.

No que se refere à atividade extensionista, o coordenador da área, professor Geraldo Calasans Barreto, lembra que semanas, congressos, encontros ou mesmos eventos com outras nomenclaturas organizados pelas coordenações acadêmicas, são sempre de fundamental importância porque estreitam o laço entre a comunidade estudantil e a sociedade.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: