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Unit promove Encontro Internacional de Formação de Professores

Abertura do evento traz a Sergipe representantes da Capes e da Universidade Federal de Pernambuco

às 15h58
Professores Ester Vilas-Bôas, Jouberto Uchôa e Carmen Neves
Professores Ester Vilas-Bôas, Jouberto Uchôa e Carmen Neves
Professora Ada Augusta coordena os eventos
Execução do Hino Nacional
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Execução do Hino Nacional

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Professores da Universidade Tiradentes e de outras instituições de ensino de Sergipe participaram, na noite dessa segunda-feira, 2 de junho, da abertura oficial do 7º Encontro Internacional de Formação de Professores e do 8º Fórum Permanente de Inovação Educacional. Os eventos acontecem até o a próxima sexta, 6, e são promovidos pela Diretoria de Pesquisa e Extensão da Unit, por meio do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor – GPGFOP/Unit/CNPq – e com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação. O tema-central este ano é “Formação de Professores e os Desafios da Prática da Educação Contemporânea” (clique aqui e confira a programação).

A abertura foi marcada por uma mesa-redonda sobre “Os Desafios da Formação Docente na Educação Básica e Superior e a Implicação das Políticas Públicas na Gestão Escolar”. Participaram das discussões a professora Carmen Moreira de Castro Neves, diretora de Formação de Professores da Educação Básica, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior – Capes –, e a pedagoga Alice Miriam Happ Botler, doutora em Sociologia pela UFPE, com pós-doutorado na Ontário Institute of Studies in Education na University of Toronto, no Canadá. O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, também prestigiou o evento.

Segundo a professora Ester Fraga Vilas-Bôas, diretora de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, o Encontro Internacional promovido pela Unit está consolidado no calendário da educação brasileira. “É um evento já revalidado pela Capes, que é a agência que regulamenta os mestrados e doutorados no País, o que demonstra o compromisso e a seriedade com que esta universidade trata as questões da educação há mais de 50 anos”, diz.

Professora Ada Augusta coordena os eventos

Professora Ada Augusta coordena os eventos

“Estamos nos debruçando sobre os desafios da educação contemporânea que, por incrível que pareça, continuam ligados à formação docente. Em Sergipe, por exemplo, ainda temos como desafio a formação de professores que atuam na Educação Básica. Muitos ainda não têm licenciatura ou nível superior adequado àquela área onde atuam”, alerta a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes e coordenadora dos eventos, Ada Augusta Celestino.

Para a professora Carmen Neves, são muitos os desafios na formação de docentes para a educação contemporânea – todos relacionados à valorização do professor. “Isso significa a implementação de plano de carreira com ciclos de desenvolvimento profissional; salário; boas condições de trabalho na escola; uma formação inicial de alto padrão de qualidade e uma formação continuada que permita a esse professor se atualizar permanentemente”, resume a gestora da Capes.

Já a professora Alice Botler ressalta que a formação também deve acontecer no âmbito da própria escola e não somente por iniciativa das secretarias e Ministério da Educação. “A demanda interna na escola foi reorganizada. Se antigamente tínhamos muitas turmas de primeiras series do ensino fundamental, porque os alunos não conseguiam progredir, isso hoje não acontece mais. Houve uma certa normalização no fluxo. O que a gente precisa agora é qualificar o que se faz dentro da escola, e é nesse sentido que a formação incide. Temos professores formados, mas que precisam de formação além da oferecida pelos cursos de licenciatura. Precisam de um trabalho vivenciado na prática das escolas, em que se discuta a realidade local”, comenta.

O diretor de Educação da Prefeitura de Aracaju, professor Denison Ventura, reforça a necessidade de alinhar a formação docente ao uso de novas tecnologias. “Nos últimos anos houve uma mudança significativa no que diz respeito à tecnologia e informatização. Os professores que por muito tempo trabalharam com o papel e a lousa, encontram hoje computadores, alunos com tablet na mão, e por isso precisam estar em

Professores Ester Vilas-Bôas, Jouberto Uchôa e Carmen Neves

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contínuo aprendizado, para acompanhar e fazer essa união entre educação e tecnologia”, avalia.

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