ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza Congresso de Direito

Com a participação de autoridades, professores e estudantes, o Conadi foi aberto oficialmente com uma programação que destaca a crise ética e o papel da Justiça

às 22h53
O coordenador do curso, professor Eduardo Macedo cita a trajetória de 35 anos
O coordenador do curso, professor Eduardo Macedo cita a trajetória de 35 anos
Teatro Tobias Barreto sedia o Conadi
Doutora Adélia Pessoa destaca a Ética e os Litígios de Família
O Coral do Tribunal de Contas do Estado abres solenemente o Conadi
Compartilhe:

Ao comemorar 35 anos de implantação do curso de Direito na Universidade Tiradentes, seu coordenador, professor Eduardo Macedo, em comum acordo com professores, acadêmicos e membros do colegiado decidiram por destacar durante a realização do 14º Congresso Nacional de Direito o tema “Crise ética, moralidade e desenvolvimento: a sociedade e o papel da justiça”.

O evento, aberto oficialmente na tarde desta quarta-feira, 16, prossegue até a sexta-feira, 18, com uma programação abrilhantada por palestrantes de renome nacional, pesquisadores e outros proeminentes profissionais da área.

Consolidado como uma das mais importantes atividades extensionistas da Unit, o Conadi teve abertura solene marcada pela apresentação do Coral do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, seguida da conferência de abertura proferida pela doutora Adélia Pessoa sobre Ética e Litígios de Família. Segundo a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Sergipe, a ética permeia todo o Direito, a começar pela Constituição.

“Temos como pilar a dignidade da pessoa humana, além do princípio da solidariedade que é muito caro ao Direito de Família. E ela se manifesta através dos preceitos desse Direito, através da ajuda e assistência aos demais componentes da família. São determinados valores que a Constituição reconheceu e que hoje temos de implantar no nosso dia-a-dia”, explica a conferencista.

“O momento atual da conjuntura econômica nos remete ao tema do Congresso. Teremos 16 palestras, todas elas focadas em torno do tema e relacionadas ao foco principal do evento que foi pensado para comemorar os 35 anos da implantação do curso, além de dar prosseguimento ao calendário anual de realizações”, afirma o professor Eduardo Macedo.

O Procurador Geral do Município e egresso da Unit, doutor Carlos Pina Júnior, considera importante que se suscite no ambiente acadêmico os temas que serão tratados durante o Conadi. “São temas que estão em discussão no âmbito da sociedade em geral. É, portanto, importante que a Unit provoque essa reflexão por parte do seu alunado em relação à ética, à moralidade e ao papel da sociedade, para entender o momento em que todos vivemos”, considera o Procurador.

Sobre os 35 anos do curso e a 14ª versão do Congresso, o Superintendente Acadêmico da Unit, professor Eduardo Peixoto Rocha, ressaltou que se trata de um momento muito importante para a instituição, para o curso e para a comunidade jurídica de Sergipe e do Nordeste. “O momento é muito especial, pois acabamos de ser avaliados pelo Ministério da Educação com nota máxima!”, salienta o representante do reitor durante a abertura do Conadi.

Marcos Vinícius Mendonça Santos é representante titular discente do Colegiado do curso de Direito. O acadêmico pondera que o Direito, assim como outras ciências, está em constante evolução. “Essa é a razão pela qual escolhemos o tema para comemorar os 35 anos do curso de maneira pertinente com o momento em que vive a sociedade brasileira”, lembra ele.

“Trazemos o abraço da advocacia sergipana e parabenizamos a Unit por esses 35 anos de dedicação ao ensino jurídico em terras sergipanas”, destaca o presidente da Ordem dos Advogados de Sergipe, doutor Carlos Augusto Monteiro Nascimento. Ele reconhece que esse é um momento de celebração e congraçamento.

“Eu, que sou egresso do curso de Direito da Unit, considero de suma importância tratar o tema porque temos de aproveitar esse momento de crise institucional, financeira e ética para trazer ao debate vários temas que são se suma importância”, sugere o titular da pasta da Cultura, Elber Batalha, que na solenidade de abertura do Congresso Nacional de Direito representou o governador de Sergipe.

Também marcaram presenças na composição da mesa, durante a solenidade de abertura do 14º Conadi, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, doutor Inácio Kraus, e a doutora Patrícia Verônica, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: