ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza Jornada Pedagógica


às 00h31
A celebração da parceria entre a Unit e a Universidade de Massachusetts durante abertura da Jornada
A celebração da parceria entre a Unit e a Universidade de Massachusetts durante abertura da Jornada
Centenas de docentes participam da Jornada de Mobilização Pedagógica
O doutor Luciano Meira é o conferencista que abre a Jornada 2015.1
A Unit concede título ao vice-reitor professor doutor Schuyler Korban
Momento em que a Unit firma parceria com a Universidade de Massachusetts
Compartilhe:

Evento reúne docentes de todos os cursos da IES sergipana e dá largada para internacionalização das suas ações institucionais

Inovação acadêmica e metodologias ativas: formas efetivas de aprendizagem é o tema da jornada de Mobilização Pedagógica que a Unit realiza até a quarta, 21 no terraço da Biblioteca Central, no Campus Farolândia.

O evento, destinado aos docentes, tutores e preceptores, foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira, 19, pelo doutor e professor da Universidade Federal de Pernambuco Luciano Meira e contou com a presença do professor doutor Schuyler Korban, vice-reitor da Universidade de Massachusetts que, na oportunidade, firmou parceria com a Unit.

Para o doutor Korban, a parceria além de fortalecer as ações institucionais, amplia significativamente o leque de oportunidades para estudantes brasileiros e americanos e coloca a IES sergipana no cenário internacional.

O reitor da Unit, professor Uchoa cita o momento como memorável! “Estamos promovendo a qualificação dos nossos docentes e, na mesma ocasião, firmando uma parceria que representa a possibilidade de intercambio entre nossos alunos e alunos da Universidade de Massachusetts”.

Para o superintendente-Geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior a parceria entre as instituições vai desencadear numa série de desdobramentos positivos sob o aspecto acadêmico ampliando a possibilidade de intercâmbio de alunos e de professores. “Isso é muito salutar em um momento em que se discute muito a internacionalização das instituições”, lembra o professor Júnior.

Em relação à Jornada ele afirma que é chegada a hora para se trabalhar a qualificação docente,  e que  ela, a Jornada, representa o momento mais relevante para a instituição. “Fazemos isso a cada início de semestre letivo com o intuito de que cada vez mais eles possam estar mais qualificados para os desafios que virão pela frente”, conclui o professor Júnior.

“A versão 2015.1 do evento que é realizado pela Unit desde 2010, sempre no início de cada semestre letivo, objetiva estimular o fomento de ideias a fim de capacitar professores, tutores e preceptores da instituição para utilização de metodologias ativas de ensino, estimulando, assim, a construção de competência na formação acadêmica”, lembra a organizadora, professora Michelline Roberta Simões do Nascimento.

Ao destacar o tema mobilizador da Jornada, o professor Luciano Meira, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e PhD em Educação Matemática pela University of Califórnia at Berkeley procurou chamar a atenção da plateia para alguns pontos considerados relevantes, entre eles, o que está diretamente relacionado ao processo de desenvolvimento da inovação na escola. Ao se reportar aos mecanismos de universalização do conhecimento o conferencista afirma que ainda há muito que ser feito se tomarmos como “universalização” a soma de diferentes matizes de conhecimento para a construção da unidade. “Ainda estamos num período muito modular o que nos leva a acreditar”, complementa o estudioso certo de que são iniciativas como a Jornada Pedagógica que traz à discussão, temas importantes para a promoção de mudanças efetivas.

Ao comentar sobre o evento o superintendente de Graduação do Grupo Tiradentes, professor Eduardo Peixoto lembra que esse é o momento de acolhimento e ao mesmo tempo de capacitação dos professores.

Na opinião do coordenador do curso de Nutrição, professor Hugo Xavier, um dos participantes da Jornada, o sentimento de orgulho estampado nas expressões dos colegas docentes é uma demonstração concreta do prazer em integrar o quadro de professores e de saber que o Grupo Tiradentes não tem envidado esforços para romper barreiras levando cada vez mais adiante o seu compromisso com a formação de excelentes profissionais.

Acesse aqui para acompanhar a programação da Jornada.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: