V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit realiza manhã de atividades no Santos Dumont


às 14h53
Compartilhe:

Lar Infantil Cristo Redentor – Licre – é o nome da instituição que há 58 anos desenvolve trabalhos comunitários no Bairro Santos Dumont, Zona Norte de Aracaju. Nesta sexta-feira, 12, o lar recebe alunos, professores e coordenadores dos cursos técnicos da Universidade Tiradentes – Unit – num dia de atividades de orientação para a saúde, cursos de informática e práticas de beleza. A ação marca o encerramento do projeto “Abraçando o Licre” em 2014.

Com a fundação, em 1957, o Licre ofertava serviço de abrigo para crianças e adolescentes, mas em 2013 essa função foi alterada e hoje o local desenvolve ações de prevenção para evitar que crianças e adolescentes com idades entre seis e 18 anos sejam retirados de casa. Para o Reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa, o trabalho de parceria entre as duas instituições é essencial para a Unit. “A universidade tem um compromisso muito grande com as ações sociais e para nosso orgulho, todo o grupo do Pronatec está dando contribuição dentro da área de cada um. Nós nos sentimos altamente recompensados pela iniciativa. Eu espero que a ação cresça para nos envolvermos mais com essa instituição que é séria, competente e dedicada”, defende.

Desde o mês de agosto os estudantes dos cursos técnicos da Universidade Tiradentes têm ido ao lar para levar conhecimento à comunidade. Na visão do gerente de Ensino Técnico da Unit, professor Marcos Vasconcelos, uma prática fundamental para a formação dos futuros profissionais. “É importante que esses cursos tenham prática e a melhor maneira de conseguir o espaço é por meio da assistência social. A Unit sempre promove esse tipo de ação fazendo com que o aluno traga conhecimento para a sociedade”.

Atividade Interdisciplinar

Durante o dia de atividades no Licre pais, responsáveis e as crianças puderam fazer atendimentos de estética, participar de brincadeiras, receber aulas de computação e orientações sobre saúde bucal. Isso porque as ações foram desenvolvidas por meio de parcerias entre áreas distintas de formação. “O curso de Orientação Comunitária promove trabalhos junto a comunidades, mas nós ampliamos essa prática e convidamos mais cursos a participar”, explica o professor Anderson Figueiredo.

Para os estudantes, o projeto é uma oportunidade única de adquirir mais conhecimento e ajudar a comunidade, que é carente de alguns serviços. “É um complemento muito bom a tudo o que vemos em sala de aula”, declara o estudante de Podologia, José Carlos Bispo. Já a aluna de Orientação Comunitária, Rose Oliveira, ressalta outro aspecto importante da ação. “A gente se sente muito bem, não é somente um trabalho, é uma ajuda para essa comunidade”.

Agradecimento

Ao ver toda a mobilização em torno da ajuda aos que são atendidos pela instituição filantrópica, que sobrevive de doações de serviços e dinheiro, a diretora do lar e egressa do curso de Pedagogia EaD da Unit, Vânia Magalhães, reforça o sentimento de gratidão por parte dos que trabalham no Licre. “Temos parcerias com empresas, entre elas a Unit que tem sido fundamental e imprescindível para nós. Essa ação de hoje é uma grande vitória para todos”.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: