A Universidade Tiradentes, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, realizou o primeiro ciclo do Programa de Formação Jurídica de Alta Performance. A iniciativa reuniu, de 15 a 17 de junho, mais de 150 estudantes da área de Direito. O evento foi realizado via Google Meet.
O programa foi criado com a finalidade de incluir no processo de formação jurídica do discente cursos de curta duração, inserindo a discussão e formação prática/profissional com atenção voltada aos problemas emergentes e transdisciplinares, além dos novos desafios de ensino e pesquisa.
“A competitividade do mercado de trabalho cada vez mais exige profissionais que apresentem soft skills e hard skills. O programa busca inserir o estudante em uma série de cursos de curta duração em diversas áreas, aliando procedimentos e técnicas indispensáveis para diferenciá-lo no mercado de trabalho, especificamente nas carreiras jurídicas”, destaca o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, professor Jéffson Menezes.
“Nesse primeiro ciclo de cursos, aproximamos nossos alunos do curso de Direito da Unit de temas muito relevantes para a atuação profissional como o uso do visual law na advocacia, gestão de escritório de advocacia, técnicas de negociação jurídica e o uso das mídias sociais nas estratégias de negócios para a advocacia”, acrescenta.
Além dos cursos de curta duração, com periodicidade semestral, também acontecerão outras ações, como competições de negociação jurídica e diversas oficinas voltadas à prática jurídica.
“Julgo a iniciativa exitosa, pela participação dos alunos por meio da interação com os ministrantes durante os cursos e os pedidos para que logo promovamos outro ciclo. Quero registrar um agradecimento especial aos ministrantes Helder Goes, Joyce Teles, Lilian Jordeline, Wladimir Correa e Raffaela Pereira que contribuíram com os cursos nesse primeiro ciclo”, finaliza o coordenador.