ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza segundo módulo da capacitação em Petróleo e Gás

A capacitação é voltada para servidores que vão trabalhar diretamente com atividades e integrantes da cadeia produtiva de petróleo, gás natural e energias instalada em Sergipe

às 14h16
Fotos: Iran Souza/Escola de Governo
Fotos: Iran Souza/Escola de Governo
Compartilhe:

Com o objetivo de qualificar a mão de obra local pensando no fortalecimento do setor de Petróleo e Gás, a Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Escola de Governo, realiza capacitação para servidores públicos estaduais. O segundo módulo do curso foi lançado na última quarta-feira, 19.

Com o tema “Gás Natural: Dos Fundamentos à Prática”, o curso segue até esta sexta-feira, 21, oferecendo uma formação especializada, alinhada às necessidades do setor.

Para o professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos da Unit, Gustavo Borges, o foco da capacitação está no gás natural, abrangendo desde uma visão geral do setor até fundamentos técnicos, como propriedades físico-químicas, combustão, processamento e tratamento do gás natural. “Também discutiremos a especificação do gás conforme a resolução da ANP de 2008. Além das aulas teóricas, teremos atividades práticas em laboratório, garantindo uma experiência completa para os participantes”, explica o professor.

O coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans, o curso representa a integração entre uma instituição formadora de alta qualidade, visando o preparo de profissionais, com o governo. “O Estado tem se preparado para este cenário de óleo e gás, para essa nova demanda na nossa região. A Universidade Tiradentes entra com seu legado na área para contribuir com a formação dessa mão de obra”, afirma.

A capacitação visa proporcionar uma formação abrangente sobre os princípios, técnicas e práticas da indústria de petróleo e gás natural, além de noções sobre o mercado e a tributação do gás. “O objetivo é capacitar os participantes a desenvolver competências para entender os diversos segmentos dessa cadeia produtiva, promovendo inovação e sustentabilidade”, destaca o diretor-geral da Escola de Governo, Wellington Mangueira.

“Estou com uma expectativa muito positiva para que possamos aprofundar nossos conhecimentos nesse setor, especialmente em relação às atualizações do mercado no Brasil. Além disso, as práticas previstas para o final do curso e a oportunidade de maior contato com profissionais da indústria agregam ainda mais valor à experiência”, afirma a servidora da Sedetec, Fernanda Santana.

Trilha de Formação

A formação está dividida em cinco módulos teórico-práticos, totalizando 120 horas/aula presenciais, e conta com professores renomados em suas respectivas áreas. O curso foi criado para capacitar os servidores que vão trabalhar diretamente com atividades e integrantes da cadeia produtiva de petróleo, gás natural e energias instalada em Sergipe, que se prepara para uma nova onda de investimentos e incrementos, a partir do projeto Sergipe Águas Profundas e da possibilidade de retomada das atividades da Petrobras no estado. 

Com a iniciativa, Sergipe se posiciona como um centro de excelência em Petróleo e Gás, integrando esforços do setor público e privado para aproveitar ao máximo os recursos naturais e tecnológicos disponíveis no estado.

A iniciativa é do Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado da Administração (Sead) e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Escola de Governo de Sergipe, Universidade Tiradentes (Unit) e Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).

Com informações da Escola de Governo

Fotos: Iran Souza/Escola de Governo

Leia mais: Parceria entre MPSE e Unit fortalece pesquisa e qualificação jurídica

Compartilhe: