Até ano passado, para obter uma certificação em exames como Key English Test – KET, Preliminary English Test – PET, First Certificatite in English – FCE e Teaching Knowledge Test – TKT, estudantes em Sergipe tinham que se deslocar para outros Estados do Brasil e procurar instituições conveniadas com universidades no exterior que disponibilizasse essas provas de proficiência. A partir do mês de julho, a Universidade Tiradentes disponibilizará, além do International English Language Testing System – IELTS, mais quatro opções de exames de proficiência para alunos e profissionais que queiram testar seus conhecimentos na Língua Inglesa e/ou pleitear uma bolsa de estudos em instituições pelo mundo.
As inscrições já estão abertas para comunidade acadêmica e externa e seguem até o dia 21 de junho. As provas serão realizadas nos dias 25 de julho para o KET e PET; e 26 de julho para FCE e TKT. “São certificados conhecidos mundialmente, um adicional muito grande para o currículo”, considera o coordenador do curso Unit Idiomas José Cardoso Junior.
O interesse dos alunos por um método de avaliação a nível mais básico e intermediário e que garantisse reconhecimento internacional foi um dos principais motivos para a oferta dos exames na instituição. Através de parceria com uma empresa vinculada a Universidade de Cambridge e ao British Council foi possível ofertar as provas para os alunos. “A Unit é quase que pioneira no Estado oferecendo esses exames. Sabemos que na instituição existe uma grande quantidade de estudantes que conhecem o idioma e nada mais conveniente do que trazer essas provas. Para que os alunos tenham um diferencial a mais na carreira”, completa o docente.
As provas são ministradas por instrutores vinculados a Universidade de Cambridge e dividas em quatro habilidades: Listening, Speaking, Writing e Reading.
NÍVEIS
Para cada nível do aluno existe um tipo de prova. O KET é o mais básico dos exames e é destinado a alunos que estão entre o primeiro e segundo ano do inglês. O PET é indicado para estudantes que estejam terminando o quarto ou quinto semestre do curso e já dominam um pouco mais o idioma. O FCE é para alunos que possuem inglês avançado. Este exame já é aceito em alguns países e programas de bolsas de intercâmbio, a exemplo do Ciência sem Fronteiras. O TKT é um exame mais específico, voltado para treinamento de professores e requer nível avançado.
“Eu recomendo ao estudante fazer os três primeiros exames porque servem para ele se policiar e avaliar sua evolução no idioma. O aluno que possui a certificação no FCE, por exemplo, prova que conhece a Língua Inglesa e está bem preparado para estudar em universidades de outros países”, acrescenta o coordenador.