V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit recebe Placa Mérito Ambiental

Honraria concedida pelo Governo do Estado é o reflexo das ações do programa Conduta Consciente

às 19h48
Kennedy exibe placa ao lado de Luciana e alunos
Kennedy exibe placa ao lado de Luciana e alunos
Ação em escola
Caminhada ecológica em Itabaiana
Compartilhe:
Kennedy exibe placa ao lado de Luciana e alunos

Kennedy exibe placa ao lado de Luciana e alunos

A Universidade Tiradentes está entre as empresas que mais contribuem para a conscientização coletiva sobre a necessidade preservação do meio ambiente em Sergipe. Neste mês de junho, todo este trabalho desenvolvido na Unit foi reconhecido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semahr –  com a entrega da Placa Mérito Ambiental, recebida pelo coordenador de Extensão, professor Gilton Kennedy.
O reconhecimento do Governo de Sergipe é o resultado das ações implementadas pelo Grupo Tiradentes desde 2009, quando foi instituído o Programa Conduta Consciente, focado em projetos de preservação e cidadania.
Somente neste mês de junho, o Conduta Consciente desenvolveu diversas atividades em Sergipe. Durante a Semana do Meio, de 2 a 8 de junho, a Unit marcou presença no Grande Circo Ecológico, realizado pela Semarh, e promoveu a Caravana do Meio Ambiente no interior do Estado.
“Saímos de Aracaju com o ônibus plotado e ao som do Lateiros Curupira (grupo de percussão que utiliza instrumentos construídos com materiais reciclados). Visitamos as cidades de Siriri, Itabaiana, Ribeirópolis e Propriá. Em todos os municípios, os prefeitos recepcionaram a Caravana. Ao todo, conseguimos mobilizar mais de duas mil pessoas”, relembra a coordenadora do Conduta Consciente, professora Luciana Rodrigues.
Em cada cidade, o Conduta Consciente envolvia a comunidade em ações como exibição de filmes com temática ambiental, caminhada ecológica e plantio de mudas.

Circo Ecológico

O Conduta Consciente também montou estande do Grande Circo Ecológico da Semarh. O estande foi decorado por alunos de Arquitetura e Engenharia Ambiental, a partir de propostas ecologicamente corretas. O projeto, realizado na Orla da Atalaia, reuniu cerca de 8 mil estudantes, que puderam participar palestras, exposições interativas e apresentações culturais, fazer visitas ao Oceanário e receber mudas. A professora Luciana Rodrigues ministrou palestra no evento, sobre o programa de conscientização ambiental da Unit.

Caminhada ecológica em Itabaiana

Caminhada ecológica em Itabaiana

Paralelo ao evento do Governo do Estado, o Conduta Consciente também desenvolveu ações no Campus Aracaju Farolândia da Unit. “Além do cortejo com os Lateiros Curupira, fizemos uma exposição falando sobre as 30 toneladas de material reciclado que recolhemos e sobre as políticas dos 5Rs (Respeite, Repense, Reduza, Reúse e Recicle). Fizemos também um apelo pela boa utilização das bicicletas disponibilizadas no Campus, pelo projeto Bike Unit”, afirma a professora Luciana Rodrigues.
Nos dias 6 e 7 de junho, o Conduta Consciente apoiou a organização não-governamental Instituto Canto Vivo, na distribuição de mais de dez mil sachês para carro, com mensagens sobre a importância do plantio de árvores.

Em outras instituições
O Programa Conduta Consciente vem desenvolvendo ações nas outras instituições de ensino superior do Grupo Tiradentes. Tanto na Faculdade Integrada Tiradentes – Fits –, em Alagoas, quanto na Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe –, em Pernambuco, os colaboradores do corpo técnico-administrativo já substituíram os copos descartáveis pela caneca. Também na Facipe, o Conduta Consciente realizou um passeio ciclístico, com sorteio de uma bicicleta entre os alunos.

Ação em escola

Ação em escola

Compartilhe: