V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit recebe professor francês Xavier Vatin

Pesquisador trouxe seu trabalho sobre a obra de Lorenzo Tuner

às 20h21
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes recebeu o professor doutor em Antropologia Social e Etnologia, Xavier Vatin, do Centro de Artes Humanidades e Letras – CAHL –  da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Xavier ministrou o curso “Memórias Afro-Atlânticas: Gravações e fotografias de Lorenzo Turner na Bahia de 1940 a 1941”. Lorenzo Turner foi um linguista norte-americano que esteve entre 1940 e 1941 na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso.

O material apresentado estava guardado nos arquivos da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Ao todo contém mais de 52 horas de gravações e anotações. Entre as raridades estão áudios do poeta Mário de Andrade, da escritora Rachel de Queiroz e Mary Pedrosa. Lorenzo Turner ao longo de sete meses de pesquisas realizadas em Salvador e no Recôncavo baiano, gravou, registrou e fotografou os mais eminentes sacerdotes e sacerdotisas dos candomblés da época.

“A ideia é, a partir desse achado, levar  para os estudantes informações e o dialogo inter-religioso, pois sabemos que ainda existe muito preconceito com as religiões de matriz africana.  Meu intuito é fazer uma valorização a cultura afro-brasileira”, afirma Xavier.

 

 

Fotos: Marcelo Freitas

 

 

As-gravações-e-fotografias-de-Lourenço-Turner-no-Brasil_28052015_0002 As-gravações-e-fotografias-de-Lourenço-Turner-no-Brasil_28052015_0005 As-gravações-e-fotografias-de-Lourenço-Turner-no-Brasil_28052015_0009

Compartilhe: