ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recepciona calouros de Medicina

Palestra e entrega de jalecos aos novos graduandos do curso encerra programação de boas-vindas elaborada especialmente para receber os futuros médicos

às 12h31
Novos acadêmicos de Medicina da Unit
Novos acadêmicos de Medicina da Unit
A doutora Débora Pimentel fala sobre a saúde mental dos profissionais de saúde
Doutor Hesmoney abre a programação de recepção na noite do jaleco
Compartilhe:

A cada início de um novo semestre letivo na Universidade Tiradentes, as coordenações dos cursos de graduação preparam para os seus novos acadêmicos uma programação específica, voltada para atender da melhor forma possível os anseios daqueles que recém-ingressam no universo do conhecimento.

Com o curso de Medicina, o gesto mais simbólico ocorre quando os calouros recebem das mãos dos seus futuros professores o jaleco.  Essa programação ocorrida na noite da sexta-feira, 12, no Auditório do bloco G, no Campus Farolândia, contou com as presenças dos calouros, seus familiares, convidados, professores do curso e da doutora Débora Pimentel que na oportunidade fez palestra abordando o tema O sonho do jaleco branco, homônimo do seu livro lançado em 2005 e que trata da saúde mental dos profissionais de saúde de Sergipe.

“É uma categoria que sofre muito por ter, ainda, condições indígenas de trabalho, má remuneração e pra romper com determinadas dificuldades, acabam entrando num ritmo de trabalho acelerado sem, de certa forma, honrar com os compromissos do corpo e da mente e assim adoecem seriamente”, alerta a palestrante que, ao tratar sobre um tema tão pertinente, procurou chamar a atenção dos recém-aprovados para a importância da ética do autocuidado.

“Se você não cuida de você, como pode ser arvorar a cuidar do outro? Se você é um médico obeso, como vai convencer o seu paciente de que ele precisa perder peso e equilibrar o seu açúcar, por exemplo?” questiona a psicanalista e perita judicial na área de saúde mental, doutora Débora Pimentel.

Para o diretor da área de Saúde da Unit, professor doutor Hesmoney Ramos de Santa Rosa, é esse tratamento diferenciado que a instituição dá aos seus alunos que os colocam em posição de destaque no cenário nacional. Ao lembrar sobre os recém-egressos da primeira turma do curso de Medicina da Unit, ele ressalta a satisfação com a nota quatro após avaliação do Ministério da Educação e com o resultado obtido pelos recém-formados nos concursos de residência médica. “A residência médica é uma pós-graduação realizada dentro dos hospitais e nossos alunos, na sua grande maioria foram aprovados em vários serviços de treinamento em todo o Brasil e unidades de saúde disputadas por todas as universidades de Medicina”.

“É importante essa recepção que fazemos aos futuros profissionais para que eles saibam que a partir de hoje terão que lidar com vidas. É o momento de obter essa percepção”, salienta o presidente do Centro Acadêmico José Augusto Barreto – Cajab, Raul Lima Dantas, parceiro na programação de boas-vindas aos calouros.

O coordenador do curso, professor Richard Halti Cabral considera que a noite de entrega dos jalecos representa o ingresso dos novos alunos a uma nova fase em suas vidas. “O jaleco representa um símbolo mito importante para a classe médica porque é um instrumento de trabalho que simboliza não só a proteção do próprio médico contra doenças, como também o respeito ao paciente que é um dos pontos fundamentais na profissão”, conclui.

Confira outras fotos aqui.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: