ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia evento internacional sobre educação a distância


às 00h36
O doutor Marco Rimanelli  abre oficialmente o Guide
O doutor Marco Rimanelli abre oficialmente o Guide
Compartilhe:

Ciência, gestão tecnológica e qualidade: o futuro da educação a distância no Brasil e nos demais países. Esse é o tema, que especialistas de 110 universidades mundiais abordam a partir da noite desta quarta-feira, 19, até a sexta-feira, 21 nas dependências do Campus da Unit Farolândia. Ao sediar a VIII International Guide Conference e o V Symposium on Education and Comunication a IES sergipana dá mostras do quão necessário é estar discutindo as tendências do desenvolvimento dessa modalidade de ensino mediada por tecnologias.

Participam do evento que acontece pela segunda vez no Brasil (a primeira foi realizada em 2010, em Florianópolis) e que tem por objetivo principal promover o debate sobre as principais tendências do desenvolvimento e-leraning, com especial atenção aos setores: tecnologia, gestão e qualidade, representantes de países como Jordânia, Filipinas, Itália, Turquia, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Costa Rica, Argentina, Venezuela, Brasil, entre outros.

Durante a conferência de abertura ocorrida no Auditório Padre Melo, o diretor de Desenvolvimento de Pesquisa da Universidade Marconi e representante da secretária geral do guide (Alessandra Briganti), doutor Arturo Lavalle, justificou o objetivo da realização do evento.

“A gente busca conectar diferentes instituições de todo o mundo que compartilham o mesmo comprometimento de prover e analisar o desenvolvimento de pesquisas nessa área do ensino a distancia. A gente não pode negar que há um crescente interesse na América do Sul pela educação a distância. Prova disso é o caso brasileiro, na última década a demanda por cursos de educação superior na modalidade a distância cresceu muito neste País”, pondera o doutro Arturo lembrando que a diretoria do Nead da Unit tem colaborado com a Guide Association por muitos anos. “Por isso nós temos muita confiança nesse trabalho que é desenvolvido aqui. Além disso, o Brasil é um local que nós consideramos como de extrema importância para o desenvolvimento de nossos objetos de estudo”, complementa.

Na opinião da diretora do Núcleo de Educação a Distância, professora Jucimara Roesler, a realização do VIII International Guide Conference e o V Symposium on Education and Comunication na Unit revela um significativo passo que a IES sergipana está dando em direção à internacionalização do ensino a distância.  “São 22 países presentes e mais de 200 participantes inscritos um evento com pessoas de todo o mundo que passam a conhecer o que é produzido aqui”.

Após a conferência de abertura proferida pelo doutor  Arturo Lavalle, os professores Cristiane Porto e Ronaldo Linhares autografaram o livro Mídia e Educação, lançado durante o 4º Símpósio de Educação da Unit, ocorrido em meados de setembro de 2013.

Ensino a Distância: uma metodologia que avança

Feita por tecnologias que incluem diferentes mídias como material impresso, vídeo, rádio, celular etc., a educação a distância no Brasil está em grande expansão. Em cinco anos, o número de cursos ofertados duplicou e o número de alunos matriculados passou de quatro milhões. Os instrumentos utilizados pela metodologia de ensino a distância estreita a comunicação com o aluno, pois leva conteúdos estruturados que permitem a avaliação durante o processo de ensino e aprendizagem.

“As pessoas buscam na educação a distância uma maneira de se capacitar, porque ela cabe melhor na sua agenda pessoal e profissional. A educação a distância chega aos municípios de pequeno porte no país. Em Sergipe a Unit está em 24 polos em cidades pequenas, ou seja, a universidade vai até esses municípios menores levando o curso superior”, revela a diretora do Nead da Unit, professora Jucimara Roesler. Segundo ela, o mercado de trabalho está em franca expansão e requer sempre um profissional cada vez mais capacitado.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: