ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sediará conferência internacional sobre EAD

Evento reunirá cientistas de países como EUA e Japão para discutir o futuro da educação a distância no mundo

às 16h39
Inscrições de trabalhos podem ser feitas no site do evento
Inscrições de trabalhos podem ser feitas no site do evento
Compartilhe:
Inscrições de trabalhos podem ser feitas no site do evento

Inscrições de trabalhos podem ser feitas no site do evento

O Brasil será o país-sede da 8ª Conferência Internacional Guide. Promovido pela Guide Association – Global Universities In Distance Education –, instituição fundada em 2005 pela Universidade de Marconi, com o objetivo de desenvolver e apoiar a cooperação internacional e ensino aberto e a distância em todo o mundo, o evento acontecerá de 19 a 21 de novembro, na Universidade Tiradentes – Unit –, em Aracaju, Sergipe. Líder no Brasil na formação tradicional e a distância, a Unit também realiza, paralelo à conferência, o 5º Simpósio de Educação e Comunicação, com o tema “Ciência e Tecnologia, Gestão e Qualidade: o futuro da educação a distância no Brasil e no mundo.

A 8ª Conferência Guide terá a participação de 32 conferencistas, profissionais e pesquisadores renomados de países como Estados Unidos, Japão, Itália, Índia, Polônia, Jordânia, Quênia, México, e das principais universidades brasileiras. Mais informações e inscrições, inclusive para apresentação de trabalhos, estão disponíveis no site www.guideassociation.org/8internationalconference_2014  O prazo de inscrição para apresentação de trabalhos encerra em 31 de agosto.

O objetivo principal da conferência é promover o debate sobre as tendências de desenvolvimento do e-learning (modelo de ensino não presencial), com especial atenção aos setores tecnologia, gestão e qualidade. A crise do sistema de educação pública a nível mundial tem acelerado a difusão da educação a distância tanto nos países desenvolvidos quanto nas nações em desenvolvimento, oferecendo respostas concretas à crescente demanda de acesso à educação superior e às novas ferramentas tecnológicas.

Aspectos pedagógicos, metodológicos e qualitativos relacionados com o uso do e-learning serão analisados nas diferentes aplicações em distintas áreas do conhecimento, tanto no contexto da educação superior como na formação corporativa. A conferência representa um fórum de excelência para universidades, pesquisadores, professores e usuários do setor para promover o intercâmbio de metodologias, ferramentas, experiências e boas práticas.

Anfitriã

O anúncio da Unit como sede da Conferência Internacional Guide aconteceu entre os dias 9 e 10 de abril, na Guatemala, durante a realização da sétima edição do evento. Na oportunidade, a professora Jucimara Roesler, diretora de Educação a Distância da Universidade Tiradentes, mestre em Educação e doutora em Comunicação, com pós-doutorado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidad Complutense de Madrid, ministrou conferência sobre EAD e Índice de Desenvolvimento Humano – IDH: o caso da Unit no Nordeste brasileiro.

“O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – indica que o Índice de Desenvolvimento Humano no Estado de Sergipe cresceu 62% no período entre 1991 e 2010, taxa mais elevada do que a média nacional, que foi de 47%. A Unit EAD contribuiu para o aumento deste índice, com a oferta de educação superior na capital e em 32% dos municípios sergipanos. A unidade tem 70% de participação de mercado de inscrição no ensino superior, uma participação significativa no processo de democratização da educação e inclusão digital dos cidadãos sergipanos”, diz a professora Jucimara.

Para a gestora da Unit EAD, sediar a Conferência Internacional Guide é inserir a Universidade Tiradentes nas discussões dos grandes players de educação a distância do mundo. “Levamos o nosso case para um evento internacional, sua tecnologia, metodologia, sistema de qualidade e os resultados obtidos, ajudando no desenvolvimento do Estado de Sergipe, e em novembro, sediaremos o evento em Aracaju, colocando a Unit EAD mais uma vez em visibilidade internacional, de acordo com o projeto de internacionalização do Grupo Tiradentes”, ressalta Roesler.

Simpósio de Educação e Comunicação

Paralelo à Conferência Internacional Guide, o Simpósio de Educação e Comunicação, realizado anualmente na Universidade Tiradentes, é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit – que conta com mestrado e doutorado –, por meio dos pesquisadores que integram a linha Educação e Comunicação. Também fazem parte da comissão organizadora do evento os integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Sociedade – GECES –, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq –, que desde 2006 desenvolve pesquisas nessa área.

O objetivo do simpósio é reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e de outros países, interessados nos estudos e discussões sobre a interface entre a Educação e Comunicação, e suas respectivas consequências no processo de aprendizagem, em espaços formais, não formais e informais de educação. A partir da sua primeira versão, realizada em 2010, o evento busca aprofundar o debate sobre essa inter-relação, tendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como principais mediadoras, a exemplo da utilização de dispositivos móveis e redes sociotécnicas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, são realizados inúmeros Grupos de Trabalhos (GTs) com a participação de pesquisadores e estudiosos do Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal.

Compartilhe: