Na volta do período acadêmico, a Universidade Tiradentes promove campanha de conscientização de uso de equipamentos em sala de aula. Por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), colaboradores e discentes serão informados dos riscos de se manusear aparelhos de uso acadêmico instalados em sala ou laboratórios, a exemplo de projetores.
De acordo com responsável pela Cipa, a técnica em segurança Janaína Bezerra dos Santos, o manuseio errado para ligar projetores é comum, causando um grande número de equipamentos danificados, além de expor professores e alunos a riscos de acidentes como choques elétricos.
“Temos uma equipe de apoio em cada Bloco que é responsável por ligar e por desligar esses aparelhos. Muitas vezes, colaboradores e alunos se antecipam e acabam ligando o equipamento de forma errada, retirando canaletas de proteção elétrica, subindo em mesas e em cadeiras, se expondo a riscos desnecessários. Nosso objetivo é prevenir acidentes, garantir a integridade de colaboradores e de alunos e preservar o patrimônio institucional”, declarou.
Jerônimo Oliveira de Jesus, técnico em manutenção de equipamentos, vice-presidente da Cipa, exemplifica a exposição ao risco com a quantidade de equipamentos e de cabos danificados em um semestre. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram recolhidos 46 projetores e 51 cabos. “ Os riscos são para quem sobe em cadeira ou mesa, retira a canaleta de fiação elétrica, ficando exposto a carga elétrica, podendo tomar choque ou uma queda”, afirma.
A recomendação da Cipa é que professores e alunos aguardem as equipes de apoio que circulam por todos os blocos para usar projetores. Ao final das aulas, as mesmas equipes inspecionarão as salas para desligar os equipamentos com segurança.