ESTUDE NA UNIT
MENU

Universidade sergipana firma parceria com gigantes de tecnologia

Empresas multinacionais de tecnologia como Amazon, Microsoft, Red hat, Cisco e Github firmam parceria com a Universidade Tiradentes

às 00h03
Professor Fábio Gomes, à esquerda, também visitou o escritório da Amazon, em São Paulo (SP)
Professor Fábio Gomes, à esquerda, também visitou o escritório da Amazon, em São Paulo (SP)
Professores dos cursos de Ciências da Computação da Unit participaram de imersão na Amazon
Alunos têm se motivado a propor melhorias nas empresas em que atuam devido às possibilidades executadas em sala de aula
O professor Pablo Menezes já utiliza ferramentas de empresas parcerias
Compartilhe:

Com os mais modernos softwares, os estudantes do curso de Ciências da Computação da Universidade Tiradentes – Unit – têm a oportunidade de vivenciar a prática do mercado dentro da sala de aula. Por meio de parceria acadêmica firmada com fabricantes de tecnologia Amazon, Microsoft, Red hat, Cisco e Github, professores e alunos garantem acesso gratuito a conteúdo e ferramentas em cada plataforma.

Além do material oficial, os alunos da Unit passam a ter descontos nas provas de certificação. “Os universitários já saem preparados para usar as ferramentas que essas empresas oferecem para o mercado, além de toda parte teórica da computação e de usufruir dos conteúdos oficiais. Tem material da Red hat que os professores vão poder aplicar, que se uma pessoa fosse pagar por fora seria R$ 10 mil”, afirma o coordenador dos cursos, professor Fábio Santos.

Recentemente, professores de Ciências da Computação da Unit visitaram o escritório da Amazon no Brasil, localizado em São Paulo, para curso de capacitação. “Essas empresas vieram para somar. Por exemplo, na Amazon, os universitários utilizam toda parte de computação em nuvem, que hoje a maioria das grandes empresas usam. Ou seja, o aluno já sai capacitado para essa ferramenta, coisas que poucos estão no mercado brasileiro”, afirma professor Fábio Gomes. Segundo ele, representantes da Amazon participarão do Fórum de Educação no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) que acontecerá este semestre em Aracaju (SE).

Dia a dia

Utilizando os modernos softwares, os professores aplicam os conteúdos ofertados por essas empresas para promover o embasamento teórico da computação. Credenciado a operar a tecnologia, o professor Pablo Menezes já executa em sua disciplina. “Conseguimos trazer o aluno para prática ao aplicar essas ferramentas. A turma tem se interessado bastante e já está colocando em ação os conteúdos apresentados”, conta.

Alex Melo, estudante do 5º período do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, disse que sugeriu a empresa onde trabalha um projeto aprendido e desenvolvido por meio de uma ferramenta executada em sala de aula. “Um professor pediu uma atividade onde poderíamos usar a Amazon. Logo, pensei onde trabalho e suas necessidades. Diante desse projeto, o levei e apresentei para a empresa. A diretoria gostou bastante, executou e reduziu seus custos. É por meio dessas aulas que entendemos o mercado e nos atualizamos”.

Segundo Iago Reis, aluno do 6º período de Sistema de Informação, esses conteúdos abrem um leque de possibilidades. “Essa parceria abrange um meio de estudo bem maior. Por exemplo, você sabe que existe esses softwares, mas quando são apresentados em sala, você passa a conhecer mais alternativas e começa a pensar em que rumo seguir. Muitas vezes, a pessoa quer aprender, mas não tem condições, e aqui essas ferramentas são de acesso gratuito”.

Compartilhe: