Chegou o mês de junho, e com ele, a oportunidade de celebrar Santo Antônio, o fiel anunciador da palavra de Deus. A Capela da Universidade Tiradentes (Unit) realiza, de 01 a 13 de junho, a 26ª edição da Trezena de Santo Antônio. O evento acontece diariamente às 16h30, na Capela da Unit. Com o tema “Santo Antônio, Fiel Anunciador da Palavra de Deus”, a Trezena promete ser um momento de fé, união e partilha para toda a comunidade. A programação inclui missas, reflexões, música e ações sociais, como a doação de alimentos para comunidades carentes.
Para a coordenadora da Capela da Unit, Rosângela Aragão Maia, a Trezena de Santo Antônio já se tornou uma tradição na Universidade. “Este é um momento que envolve a comunidade em geral: funcionários, alunos, professores e o povo de Deus. Todos se unem para um período de reflexão e vida. Nossa rotina é tão corrida que muitas vezes esquecemos de parar um pouco. A trezena é uma oportunidade para isso: para refletir sobre nossas vidas, questionar como podemos melhorar como seres humanos, e avaliar nossa relação com o próximo”, afirma.
Santo Antônio, conhecido como um grande pregador e teólogo, é reverenciado por sua eloquência e conhecimento. “Santo Antônio se colocou a serviço dos irmãos e, mesmo sendo de classe alta, preferiu viver uma vida simples com os franciscanos. Inicialmente, tornou-se sacerdote em uma congregação que não era franciscana, mas ao ir para a África, percebeu a importância de pregar e conheceu Francisco de Assis, reconhecendo a necessidade de estar mais próximo do povo e das pessoas que mais precisavam”, explica Rosângela.
Durante o ofertório, alimentos serão coletados para serem distribuídos às comunidades carentes, refletindo o espírito de solidariedade e partilha que marca o evento. “Vamos aproveitar esse momento para coletarmos alimentos que serão distribuídos às comunidades carentes da nossa região ao final da trezena. Além disso, estamos cientes das necessidades dos nossos irmãos do Rio Grande do Sul e, dentro das nossas possibilidades, buscaremos ajudá-los também”, enfatiza.
A participação é aberta a todos que desejam ajudar. “Todos podem participar. Basta dizer ‘quero ajudar’. Sempre convidamos as pessoas para fazer a leitura, recitar o Salmo; é só se colocar à disposição e querer participar. As orações começam todos os dias às 16h30, seguidas pela celebração da Santa Missa, proporcionando 13 dias de intensa fé e devoção”, convida Maia.
Leia também: Segundona do Turista em Aracaju une forró, cultura e tradição