ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit é destaque em site da empresa D2L

Empenho da Unit no fortalecimento do sistema de aprendizagem do EAD é realçado em publicação no site da empresa multinacional de tecnologia, D2L

às 00h29
Interface da notícia sobre legado da Unit em investimento no EAD
Interface da notícia sobre legado da Unit em investimento no EAD
A convite da empresa D2L, os representantes da Unit EAD participaram de evento nos Estados Unidos (EUA)
Compartilhe:

Por Ana Dulce Melo e Raquel Passos

A Universidade Tiradentes (Unit) foi destaque no portal da D2L, empresa multinacional responsável pelo desenvolvimento de plataforma on-line de ensino e aprendizagem fácil, flexível e inteligente. Isso se deu devido ao empenho e investimento da Instituição de Ensino Superior sergipana para o fortalecimento de seu sistema de aprendizagem de graduação na Educação a Distância (EAD) e de disciplinas semipresenciais. O conteúdo original foi publicado no idioma espanhol, em nome de Nathalia Shaefer do Nascimento, no último dia 22.

Intitulada ‘Una lección de la Unit: Cómo adaptar un LMS al público brasileño’, que em português significa ‘A lição da Unit: como adaptar o LMS para o público brasileiro’, a evidência se dá para a parceria da Unit e empresa D2L em prol do Learning Management System – LMS – ou Sistema de Gestão da Aprendizagem (também chamado de plataforma e-learning).

“O segredo do Grupo Tiradentes está sempre à procura de novas experiências on-line para seus alunos e adaptar o uso de seus LMS com as necessidades de seu público primário: estudantes brasileiros”, diz a publicação.  A atuação da Unit EAD no Nordeste, com seus 25 polos de apoio presencial distribuídos em cinco estados – Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte –, foi destaque no texto. A autora relata a variedade de cursos a distância ofertados pela instituição, com opções que vai de Vitória da Conquista (BA) a Mossoró (RN).

Parceira da D2L há quatro anos, a Unit EAD oferece cursos semipresenciais, totalmente on-line e híbridos. Neste último, utiliza a plataforma Brightspace junto com os chromebooks para oferecer avaliações face a face a alunos de cursos combinados. Inclusive, o uso desses modernos equipamentos (tipo de notebook, só que mais leve, com funcionamento todo online e bateria que dura quase 12h) por milhares de alunos da universidade faz parte de um projeto que concedeu à Unit o reconhecimento inédito e mundial pelo programa Universidade de Referência – Google for Education, iniciativa do Google em prol da transformação cultural na educação superior do mundo.

De acordo com o gerente de tecnologias educacionais da Unit, professor Lucas do Vale, a empresa D2L destacou a Unit como referência do assunto em toda América Latina. “Acredito que por que estamos sempre melhorando nossa experiência e buscando uma plataforma em que o aluno possa não apenas interagir com o professor, mas com os conteúdos de forma mais clara, em busca de seu sucesso”, conta.

Já o pró-reitor de Educação a Distância, professor Paulo Rafael Nascimento,  afirma que o modelo de ensino híbrido, que mescla aulas presenciais e online pode ser expandido por meio da plataforma desenvolvida pela D2L. “A educação a distância na Unit vem crescendo a passos largos e obviamente que a plataforma de D2L dá essa sustentação. Temos uma abrangência na região Nordeste e a gente percebe que a plataforma é bem aceita em toda comunidade acadêmica. Temos uma projeção de expandir para modelos híbridos com a plataforma D2L, que é bem aceita e tem a qualidade bastante percebida pelos nossos alunos”.

A previsão é que a parceria continue rendendo bons frutos por mais três anos.

Histórico

A convite da empresa D2L, no início do segundo semestre de 2018, o pró-reitor adjunto de Educação a Distância da Unit, professor Paulo Rafael Nascimento, e o gerente de tecnologias educacionais, professor Lucas do Vale, participaram da 15ª edição do Congresso Global, realizada na cidade de Houston, no Texas (EUA).

Utilizado pela modalidade EAD da Unit, a tecnologia da D2L é aplicada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do aluno EAD, proporcionando um sistema (software) atualizado e moderno com conteúdos dos cursos on-line e de disciplinas semipresenciais.

Compartilhe: