Por Raquel Passos e Mariane Marques
A necessidade de conhecer os instrumentos que favoreçam o modelo de negócios digitais trouxe à tona a ideia do “Bate papo empreendedor: Whatsapp Business na Prática”. No último dia 25, o estrategista em marketing digital Lucas Lima falou sobre o porquê de as empresas estarem cada vez mais atentas às mídias digitais para promover seus produtos e serviços.
Para o coordenador do curso de Administração da Universidade Tiradentes, professor Walter Filho, quem tem se adaptado ao momento atual reconhece a vantagem da redução da barreira geográfica por meio da interatividade que ferramentas como o WhatsApp Business oferece.
“Oferecemos essas lives para que a gente possa colaborar como instituição de ensino, na formação e na qualificação profissional. Nas pesquisas que nós temos feito com os participantes, constam o pedido para que apresentemos outras ferramentas, pois muito deles estão sendo convidados a empreender devido ao momento, sem contar que muito pensam em transformar suas empresas para o meio digital para continuar realizando suas atividades”, conta.
O estrategista em marketing digital, Lucas Lima, acredita que o WhatsApp proporciona uma interação mais próxima com os clientes ainda mais depois de lançar a versão comercial, por facilitar a interação com seus nichos.
“Mas é preciso conhecer a ferramenta para aplicá-la com estratégias conforme o consumo de seu público-alvo auxilia na captação e conversão de leads para o seu negócio. Para ele, as ferramentas digitais já estavam crescendo, agora com a pandemia e o isolamento social é um fato, as empresas sentem necessidade de se reinventar e recorrer ainda mais às mídias digitais”, explica Lucas Lima.
Bate-papo Empreendedor
Sobre as palestras que o curso de Administração tem realizado, o estrategista entende que são um importantes para os universitários. “É o momento de troca de conhecimento de quem já vivenciou algo semelhante que os estudantes, mas conseguiu aplicar, com esforço e dedicação, as técnicas e o conhecimento adquirido ao longo da graduação – mostrando que é possível realizar o que se almeja”, acrescenta Lucas Lima.
Para o coordenador Walter Filho, os encontros via Google Meet permitem a proximidade com profissionais que não estariam disponíveis em dias pré-pandemia, por exemplo. “Essa é uma das facilidades que a tecnologia nos possibilita”.