“A chegada à universidade propõe uma nova fase. É o momento de descontruir o que foi segmentado ao longo do ensino médio. Precisamos integrar o estudante dentro desse universo que trará novas experiências. A gente percebe que o aluno que passa pelo momento de integração vivencia melhor seu curso, se apodera de informações que talvez ele levasse um tempo maior para isso e desenvolve uma boa afetividade com a turma” explica Michelline Roberta Simões do Nascimento, gestora do Centro de Inovação e Tecnologia Educacional – Cite – da Diretoria de Graduação da Unit.
Para a coordenadora do curso de fisioterapia, professora Luciana Zago, este encontro inicial já faz criar uma aproximação e envolvimento maior entre estudantes e professores. “Este é o primeiro contato. Nosso papel é de encontrar uma melhor forma de abraçar este aluno para que ele sinta-se em casa. Eles chegam com grande expectativa e tentamos ao máximo promover uma grande integração”, declara.
Caroline Silva Pereira, 19 anos, foi aprovada para o curso de fisioterapia. Para ela, participar desse momento de interação foi bastante proveitoso. “Achei muito interessante porque é uma forma de aproximar o aluno na área que ele vai estudar e se formar. A universidade é muito bem estruturada, superou minhas expectativas”, afirma.
Já o professor Paulo Martins, coordenador do curso de Engenharia Civil, considera a iniciativa de grande relevância por também apresentar os programas institucionais que a Unit oferece para beneficiar os alunos ao longo do período letivo. “Os calouros chegam bastante ansiosos. Por isso, já no primeiro dia procuramos informar o que de melhor a universidade pode proporcioná-los. Laboratórios específicos, Unit Carreiras, Idiomas e a internacionalização são alguns dos pontos abordados durante o momento de integração”, explica.
A ocasião também é oportuna para os veteranos dar as boas-vindas. Os integrantes do Centro Acadêmico de Fisioterapia apresentaram o curso e participaram das atividades desenvolvidas no laboratório com os calouros. Pedro Marques, presidente do Cafisio, assegura que esse acolhimento é adequado para troca de experiências. “Tudo isso vale a pena. Procurem absorver tudo que é passado pelos professores. O profissional que vocês serão daqui a cinco anos, começa hoje”, diz o estudante que cursa o 9º período.
O programa, implantado em 2011, passou por reestruturação e adequações com o objetivo de aprimorar o que já era oferecido colhendo bons resultados.
As aulas do período 2015/2 iniciam na próxima segunda-feira, 27, para os calouros e veteranos.