Distribuídos em duas categorias e níveis, os autores dos 20 projetos aprovados por meio da monitoria remunerada devem cumprir uma carga horária de 12 horas/aulas semanais com direito a certificado de participação no Programa de Monitoria de 50 horas pelo semestre trabalhado.
Por sua vez, os alunos que tiverem seus projetos desenvolvidos por meio da monitoria voluntária devem cumprir carga horária de 8 e 12 horas semanais, recebendo pelos trabalhos certificação pela participação no Programa de Monitoria de até 50 horas, pelo semestre trabalhado para os alunos que trabalhem 12 horas semanais; e de 40 horas para os alunos que trabalhem 8 horas semanais.
O coordenador de Extensão da Unit, Geraldo Calasans Barreto, enfatiza que se trata de projetos que permitem aos alunos concorrer a bolsas de extensão. “É uma oportunidade muito grande para que o interessado possa aproveitar esse momento para mostrar suas habilidades através de projetos que são orientados pelos professores e concorrer a um a bolsa que representa um incentivo da própria instituição”, justifica o coordenador, acrescentando que desde o semestre passado importantes projetos extensionistas foram desenvolvidos no entorno do Campus Farolândia.
Na opinião da assessora pedagógica, professora Cristiane de Souza Santana Lima, a ideia é fazer com que o aluno possa se sentir inserido no processo de prática e de experiência, e exemplifica: “algumas alunas do curso de Enfermagem participam do Projeto Baú da Contação. Elas vão para os hospitais onde estão crianças com câncer e narram histórias. Ou seja, elas estão dentro do ambiente onde serão desenvolvidas suas atividades profissionais já vivenciando trocas de experiências”, diz a assessora.
O resultado dos projetos aprovados (remunerados e voluntários) será divulgado no dia 8 de março. Em seguida, a Coordenação de Extensão juntamente com os alunos e seus orientadores efetivarão a execução dos projetos nas comunidades delimitadas por cada um deles.
Acesse aqui para ver o edital:
Foto – Marcelo Freitas