ESTUDE NA UNIT
MENU

A mulher sob o olhar da Unit

Coordenação de Serviço Social exibe filme que revela a violência contra a mulher como um problema universal

às 19h11
Exibição de filme retrata a voracidade da violência contra a mulher
As convidadas: Maria Teles dos Santos e Juliana Passos
As convidadas: Maria Teles dos Santos e Juliana Passos
A professora Jane Pedó
Compartilhe:

Acadêmicos do curso de Serviço Social do Campus Farolândia participaram na noite dessa terça-feira, 8, de uma programação que revela aos futuros profissionais da área uma preocupação constante sobre temas como é a violência doméstica sofrida pelas mulheres.

A exibição do curta “O apedrejamento de Soraya M.” seguido de debate sobre o fato verídico e que representa o cotidiano de muitas mulheres que sofrem a violência doméstica é um testemunho de como a academia, e especialmente a coordenação do curso de Serviço Social, encara o problema na busca por soluções que perpassam pela mudança de costumes.

“Essa é uma data em que devemos comemorar, mas, ao mesmo tempo, representa um momento de grande reflexão sobre a mulher, o seu papel na sociedade”, lembra a professora e coordenadora do curso, Jane Pedó.

A psicóloga e mestranda da Unit, Juliana Passos, uma das convidadas ao debate posterior à exibição do curta, lamenta que a sociedade ainda não tenha conseguido colocar a mulher no mesmo patamar que o homem. “A Constituição Federal de 1988 prevê isso, mas percebemos que a realidade não é essa”, argumenta a convidada mesmo reconhecendo que no decorrer dos anos algumas conquistas já foram alcançadas.

A ex-secretária de políticas públicas para mulheres no estado, Maria Teles dos Santos, lembra que a garantia da igualdade de direito é um dever do Estado e da sociedade civil. “Se percebe claramente que avançamos bastante, mas me preocupa sobremaneira a sub-representação da luta da mulher”, salienta a convidada, lembrando que as conquistas são frutos da luta feminista ao longo da História do Brasil.

SERVICO_SOCIAL1

Compartilhe: