ESTUDE NA UNIT
MENU

Empoderamento da mulher

A questão do racismo e a falta de oportunidades no mercado de trabalho e até diante das mídias são temas tratados por consulesa francesa no Brasil

às 21h25
Em um país onde 51% da população é negra e a outra metade dessa população tem o dobro de oportunidades, temas como racismo, igualdade de direitos e participação efetiva da mulher são sempre motivos para debates
Consulesa Alexandra Loras
Consulesa Alexandra Loras
A deputada mineira Celise Laviola
Participantes da reunião
Compartilhe:

É nesse clima de análise, ponderações e de busca de alternativas pela igualdade de direitos entre negros e brancos que a Consulesa da França no Brasil Alexandra Loras proferiu sua palestra na tarde desta quarta-feira, 01, durante a reunião do Comitê Executivo da Rede de Mulheres Parlamentares da COPA e Secretaria de Mulheres da Unale.

O encontro realizado no auditório do bloco D, no Campus Farolândia, contou com a participação de parlamentares de diversos estados e integra a programação oficial da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, promovida anualmente pela Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, sediada na Universidade Tiradentes.

Apesar da luta constante contra o preconceito, a consulesa, que destacou em sua fala o empoderamento da mulher, considerou ser muito importante discutir o assunto. “As mulheres representam 52% da população mundial. Devemos ocupar mais espaços e lamento que o Brasil tenha a segunda maior população negra do mundo e quando enxergo esse percentual de negros no Brasil, não vejo representatividade diante da mídia”, salienta a palestrante, lembrando que aqueles que conseguem aparecer são sempre estigmatizados e subservientes.

“Precisamos ter hoje mais de 50% de negros na televisão e mais de 50% de mulheres em cargos de liderança também diante da mídia porque, infelizmente, é a televisão quem educa as pessoas”, opina a palestrante, considerando a baixa autoestima como uma doença do negro provocada por esses mesmos meios de comunicação.

A deputada mineira Celise Laviola, Presidente da Secretaria das Mulheres da Unale, lembra que este ano está sendo o ano do empoderamento da mulher. “Nós, que temos o empoderamento político, precisamos mostrar a necessidade de ampliarmos esse poder e também de trabalharmos em favor da mulher”, sugere.

Compartilhe: