O objetivo da jornada é estimular o fomento de ideias a fim de capacitar coordenadores, professores, tutores e preceptores da unit para utilização de metodologias ativas de ensino e estimular a construção de competências e aperfeiçoamento da prática pedagógica com novos métodos de aprendizagem.
Durante a abertura, o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, destacou a importância da jornada pedagógica. “Queria dizer que este evento que se repete a cada semestre traz para os senhores uma oportunidade imensa de trocas de experiências e, também, um propósito de crescimento. Nós temos um compromisso e um desejo. Não queremos ser a maior a instituição, desejamos ser a melhor. É a contribuição que o corpo docente tem dado à Unit para que ela seja uma instituição de referência. Os nossos alunos merecem este reconhecimento. Espero que vocês tirem o melhor proveito nos debates e discussões que terão durante os dias do evento”, salienta.
A cada semestre, o corpo docente participa de oficinas, minicursos, palestras, momentos de planejamento e reuniões para trabalhar com metodologias diferenciadas. “É preciso preparar o professor para que ele possa identificar na sua prática as competências para que os alunos possam melhorar na aprendizagem. Ao longo de todo o período letivo também continuamos oferecendo programas para atualização profissional”, observa professora Arleide Barreto Silva, diretora de Graduação.
Juliana Almeida, professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a jornada é uma oportunidade de confraternizar com outros docentes e enriquecimento pedagógico. “A jornada traz formas inovadoras de nós trabalharmos em sala de aula. A gente sai um pouco do protagonismo e deixa que o aluno demonstre interesse, por meio das ferramentas disponibilizadas, pelo conteúdo. É muito interessante a aplicabilidade e envolvimento dos alunos, não somente em relação ao conteúdo, mas em uma aproximação maior entre eles”, assegura.
Google e Unit, inovando na educação
Com atuação exclusiva na área de Educação desde 2013, o economista Beni Kuhn, CEO da Colaborativa, foi um dos palestrantes no primeiro dia de jornada. O profissional tornou-se um dos primeiros parceiros do Google no Brasil e implementou o Google Apps em mais de 50 empresas no Brasil com foco na utilização de tecnologias sociais para melhoria da comunicação e colaboração. Além disso, é responsável por acompanhar o sucesso dos projetos com formação de professores e suporte a instituições de ensino.
“O Google é muito mais que um site de busca. A empresa entra como meio de melhorar com a inovação na educação. Ela acredita que quem tem maior conhecimento, sabe qual o melhor conteúdo e mais adequado, é o professor. A melhor forma de usar a tecnologia é como meio de reconexão do aluno ao docente e, com isso, no processo de individualização do aprendizado porque as pessoas aprendem de forma diferente e em velocidade diferente”, declara Beni.
Por meio de uma parceria entre a empresa Google e o Grupo Tiradentes, a instituição de ensino implementará uma nova plataforma de ensino. “O Departamento de Tecnologia e a coordenação dos cursos informática estão de mãos dadas e construindo toda integração do nosso principal sistema que é o magister com a plataforma Google para juntas inovarem na educação. A gente observa que as pessoas aprendem de diversas formas e iremos oferecer mais uma oportunidade de aprendizado, um ambiente mais conectado para que o nosso aluno possa escolher”, finaliza o professor Domingos Sávio Alcântara, diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes.