O tema central do congresso é “O contínuo desafio de aumentar a qualidade da EaD”. O diretor de Educação a Distância da Universidade Tiradentes, professor Paulo Rafael Monteiro Nascimento, e o gerente de Tecnologias Educacionais, professor Lucas do Vale, ministraram palestra nesta quarta-feira, 21, sobre “Novas estratégias de mediação online por meio de agentes inteligentes – caso Unit EaD”.
“Muitas soluções tecnológicas na área da educação são expostas no congresso da Abed e isso nos permite perceber como a Universidade Tiradentes está bastante alinhada com o que há de mais moderno em ensino superior voltado para a educação a distância. O nosso ambiente virtual, por exemplo, vem se configurando como uma plataforma muito interessante na medida em que proporciona uma interação com o aluno”, avalia o professor Paulo Rafael Nascimento.
O diretor da Unit EaD também reforçou que são poucas as universidades brasileiras que produzem hoje o seu próprio conteúdo e comercializam. “Outro aspecto muito debatido no congresso é o controle da evasão. As ferramentas que utilizamos permitem um melhor acompanhamento dos estudantes e isso foi muito bem aceito na exposição que fizemos”, ressalta Paulo.
Crescimento do EAD
De acordo com o presidente da Abed, Fredric Litto, não se pode ignorar o crescimento qualitativo e quantitativo conquistado pela EaD no Brasil nos últimos anos. “Os resultados excelentes do desempenho no Enade por quem estudou a distância, a significativa preferência de novos estudantes universitários pela EaD acima do presencial, e a expansão de investimentos na EaD por parte de muitos setores interessados na aprendizagem formal e não-formal são indicativos de que nossa comunidade está atuando positivamente e proativamente”, afirma.
Mas Litto ressalta que isso não basta. “Chegou o ponto no qual precisamos calibrar, de forma mais apurada possível, a qualidade de nossos trabalhos ministrando programas de EaD. Nesses tempos dinâmicos, a única coisa permanente é a mudança, por isso, é um desafio manter o pensamento vigilante sobre a eficácia de nosso trabalho. A qualidade em educação é identificável pela comprovação de que os estudantes efetivamente aprenderam aquilo que o curso se propôs a ensinar. Como comprovar isso? Existem variadas técnicas, antigas e novas, e temos a obrigação de sempre criar maneiras cada vez mais seguras e inteligentes para tal”, comenta.