ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia da livre iniciativa atrai grande público

A estimativa é que 1.500 pessoas tenham reservado a manhã do sábado, 24, para receber atendimento gratuito ofertado pela Unit.

às 15h11
Uma ampla tenda, serviços de atenção à saúde e de orientação a procedimentos jurídicos, equipe multidisciplinar da Universidade Tiradentes – Unit – e muita vontade de colaborar com a transformação social. Assim é realizada a oitava edição do Dia da Livre Iniciativa, no centro de Aracaju, na praça Hilton Lopes, entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz.
Aferição de pressão foi um dos serviços mais procurados
Aferição de pressão foi um dos serviços mais procurados
Área pedagógica atraiu a criançada
Curso de Nutrição ofereceu orientações de uma boa alimentação
Dia da Livre Iniciativa atraiu grande público
Atendimento jurídico
Curso de Estética e Cosmética ofereceu cortes gratuito
Parceria com a SSP emitiu 150 carteiras de identidade
Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda presente no evento
Acadêmicos realizam diversos serviços à comunidade
Orientação para prevenção do câncer de mama e útero
Curso de Fisioterapia presente no evento
Orientações de escovação
Prevenção odontológica
Orientações de escovação
Parceria com a SSP emitiu 150 carteiras de identidade
Vários testes de saúde foram realizados durante evento
Compartilhe:

Só na parceria firmada entre a Unit e Secretaria de Segurança Pública, com a emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, foram 150 pessoas contempladas. Walter Victor, de apenas oito anos de idade, fez questão de providenciar sua primeira carteira de identidade durante o evento. “Eu já estou precisando de documento oficial com foto e minha mãe soube que aqui ia ter e seria melhor pra gente vir, porque era mais rápido. Eu gostei muito”, conta.

Além disso, aferição de pressão arterial, consultas médicas, teste rápido para HIV e Sífilis, vacinação contra Hepatite B e Tétano, atendimento odontológico, fisioterapêutico, orientações jurídicas, exames de glicemia e corte de cabelo foram oferecidos amplamente à sociedade. A mobilização conta com a participação dos alunos e professores dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Nutrição, Direito, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Medicina, Estética e Cosmética, Farmácia e Comunicação Social.

Como novidade, o stand de odontologia realizou atendimentos voltados à crianças de 0 a 3 anos, já que o acompanhamento odontológico tem que começar desde cedo. A professora Mara Barreto, responsável pela clínica odontológica de bebês da Unit, aponta como essencial esse atendimento às gravidas. “Começamos com esse serviço na clínica especializada no assunto há 16 anos na Unit, sempre com interface à comunidade, oferecendo palestras de sensibilização e atendimento humanizado que impede que tenha doença cárie. Aqui no Dia da Livre Iniciativa podemos passar informações básicas às mães de crianças e conscientizá-las sobre a higiene bucal desde a infância”, avalia.

Ana Maria de Jesus é artesã e após aferir a pressão, aproveitou para tirar dúvidas sobre as plantas medicinais. “Depois que vi que estava tudo bem na pressão, fui na parte de plantas medicinais e ainda tomei vacina. Gostei muito do atendimento”, conta.

O atendimento realizado pelo curso de psicologia realizou acolhimento e triagem para o teste de HIV, com um diferencial este ano que é a devolutiva particular dentro da van. “O estudante de psicologia recebe o paciente com mais privacidade. A gente faz o acolhimento e a depender do resultado, encaminha para os setores especializados. Caso algum paciente atendido hoje aqui necessite de outro acompanhamento, também é encaminhado para a clínica de psicologia. A importância é o acolhimento. Nosso papel também é instruir, ter cuidado, que continue o acompanhamento”, explica Marina Nunes, estudante do 10º período de Psicologia.

Já o aposentado Sales Ferreira compareceu ao Dia da Livre Inciativa pela primeira vez. “Resolvi vir depois que vi pela TV todos os atendimentos que iam ser feitos aqui. Aproveitei pra tirar dúvida sobre uma situação jurídica, medi pressão, tomei as vacinas que faltavam e tô voltando feliz pra casa”.

Compartilhe: