ESTUDE NA UNIT
MENU

Começa a 13ª Seminfo

Durante quatro dias consecutivos, a comunidade universitária discute os avanços e o futuro da computação

às 18h23
Prossegue até a manhã do sábado, 22, nas dependências do Campus Farolândia, a Semana de Informática. Iniciativa dos cursos de Computação, o evento aberto oficialmente na noite dessa quarta-feira, 19, destaca em sua 13ª versão o tema “Os novos paradigmas da computação” e conta com a participação de docentes, colaboradores administrativos, alunos e profissionais especialmente convidados para proferir palestras cujos temas estão diretamente relacionados ao objetivo do evento, que é o de fomentar na academia o interesse por aprofundar conhecimentos acerca do universo tecnológico.
O consultor de negócios da Cisco, Ivan Lopes
O consultor de negócios da Cisco, Ivan Lopes
Professor Fábio, coordenador dos cursos de Computação
Os professores Hermano Perrelli e Lenalda Moraes
Acadêmicos embarcam numa viagem rumo ao futuro
Compartilhe:

 

A afirmativa de que se faz necessário estar preparado para o futuro é endossada pelo coordenador dos cursos de Informática, professor Fábio Batista Santos. “Nosso desejo é mostrar para os nossos alunos e para a comunidade o que está por vir na área da Computação”. O professor lembra que as gerações que atualmente ingressam nas universidades já trazem consigo a perspectiva do uso constante da tecnologia. Daí é necessário uma discussão aprofundada sobre o futuro da Computação por ser uma área bastante promissora para quem a abraça.

Ivan Lopes, consultor de negócios e o primeiro palestrante após a abertura solene ocorrida no auditório A do bloco G, no Campus Farolândia, trouxe para a academia informações de como a sua empresa Cisco Systems, na condição de patrocinadora e principal apoiadora de telecomunicações no Brasil para a Rio 2016, aplicou tecnologia de vanguarda durante a transmissão e a execução dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “O que fica de legado é um grande leque de tecnologias que hoje, no mundo, conectam pessoas”, disse o palestrante que destacou também temas como o crescimento exponencial da internet e segurança no uso das modernas tecnologias.

Na palestra seguinte, o professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco Hermano Perrelli de Moura usou sua fala para abordar como tema principal o futuro da Computação. O convidado lembra que não é apenas o futuro que desperta o interesse e a curiosidade dos estudiosos. “Na realidade, o que eu trago é uma discussão sobre tecnologias, os novos paradigmas da computação mostrando que há métodos para se estudar o futuro 30 anos à frente”, explica o professor Perrelli. Ele salienta que entender esse futuro é indispensável não apenas para as organizações, mas também para os indivíduos, e de modo muito particular para todos aqueles que pretendem se profissionalizar na área.

A professora Lenalda Moraes, diretora adjunta de Graduação da Unit, sempre presente nas aberturas das programações acadêmicas, lembra que o uso de novas ferramentas tecnológicas revela um tema que a própria universidade está apostando por se tratar de importantes aliadas em sala de aula. “Hoje, através das metodologias ativas, o professor já incorpora o uso das ferramentas no auxílio para fazer com que o aluno se torne o sujeito ativo em sala de aula”, pondera a professora.

ciencias_da_computacao1

Compartilhe: