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Unit realiza Jornada de Mobilização Pedagógica

A reunião de centenas de professores durante a abertura oficial da edição 2017 da Jornada demonstra a sintonia da instituição, que tem primazia na qualidade do ensino

às 21h42
A constante preocupação do Grupo Tiradentes em oferecer aos seus alunos, por meio dos professores, a melhor formação profissional revela um dos motivos pelos quais a Universidade Tiradentes realizou na noite dessa terça-feira, 24, a abertura oficial da edição 2017 da Jornada de Mobilização Pedagógica.
Doutor Guilherme Marback Neto, o conferencista
Doutor Guilherme Marback Neto, o conferencista
O público formado por docentes da Universidade Tiradentes
Adriana, Aldeni e Adelina, diretoras dos campi de Estância, Itabaiana e Propriá
Os professores e gestores Temisson e Arleide
Professor Hugo Xavier, coordenador de Nurição
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O evento contou com as presenças de centenas de professores de todos os campi da instituição e teve como conferência de abertura o tema “Ensino superior: condicionantes, tendências e cenários do Brasil” proferido pelo reitor da Unijorge e professor da UFBA, doutor Guilherme Marback Neto.

“A proposta da palestra é conversarmos um pouco sobre os assuntos que envolvem o tema. Eu mostro uma série de aspectos que hoje condicionam o nosso trabalho e que na condição de professores temos que encarar como desafios”, explica o palestrante.

“Nesta edição, a Jornada traz um marco muito importante através da Voz Acadêmica”, diz o coordenador de Nutrição, professor Hugo Xavier, se referindo ao programa da Supac por meio do qual foi dada oportunidade aos professores de expor os seus anseios. “Os professores novatos que ainda não conhecem as matrizes curriculares, especialmente a matriz curricular do curso em que passam a lecionar, quase sempre demonstram a preocupação em conhecer a estrutura da instituição, e temas assim são discutidos durante a jornada”, acrescenta o professor Hugo.

Para o coordenador do curso de Direito do Campus Estância, professor Manoel Soares Caldas Filho, a jornada representa um momento salutar para o curso. “Além de representar uma oportunidade de encontrarmos os nossos amigos, é também uma forma de mostrarmos que estamos pensando num objetivo comum, que é melhorar a qualidade de ensino”, opina o docente.

O superintendente acadêmico, professor Temisson José dos Santos, revela a importância de o Grupo Tiradentes possuir um projeto coletivo fundamentado nos valores institucionais. “Dessa forma estamos desenvolvendo um projeto coletivo perene com pensamento voltado exclusivamente para a instituição”, confessa.

“Esse é um momento ímpar no qual damos boas-vindas aos novos coordenadores e professores”, opina a diretora do Campus Propriá, professora Adelina Amélia Lumbambo.

É da mesma opinião a professora e diretora do Campus Estância Adriana Rocha Fontes. “A Jornada de Mobilização Pedagógica representa o momento de integração e de sociabilizar o conhecimento entre os professores, buscando renovar as perspectivas positivas para mais um período letivo”.

Na opinião da professora Maria Aldeni Santana Mendes, responsável pelo Campus Itabaiana, a metodologia que permite ao professor interagir e revelar os seus anseios é de importância ímpar. “Isso aqui se estabelece como um grande encontro de colegas e de novos colegas, e essa integração é extremamente importante para nós e para eles”, comenta.

A largada para a realização de mais um semestre letivo é dada com a realização da Jornada, evento que consolida todo o propósito da Diretoria de Graduação. Na visão da sua diretora, professora Arleide Barreto, são destacados momentos como o do reencontro com os professores e a aproximação com os docentes ingressantes; o planejamento e a inovação dessa edição que efetiva a política da Superintendência Acadêmica de fazer com que as unidades do Grupo Tiradentes realizem as jornadas de acordo com o seu perfil. “Além do conhecimento, trabalhamos muito a conscientização da responsabilidade e estamos aqui para apoiar o professor, que é a razão de ser da nossa atividade. Tudo o que ele precisa a gente têm que disponibilizar para que possa desenvolver cada vez mais um trabalho qualitativo, com segurança e excelente relacionamento com os seus alunos”, conclui a professora Arleide.

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