ESTUDE NA UNIT
MENU

PPED concede mais um título

Com dissertação na área ‘Educação e Formação’, Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit concede título de mestre ao professor tutor do curso EAD em Gestão de Vendas e Marketing, Luciano Matos Nobre

às 19h34
Compartilhe:
Prof. Luciano Nobre acompanhado da orientadora Dr.ª Ada Augusta

Prof. Luciano Nobre acompanhado da orientadora Dr.ª Ada Augusta (Foto: Arquivo Pessoal)

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes forma mais um mestre. A dissertação foi defendida este mês, no Campus Aracaju Farolândia, pelo professor tutor do curso na modalidade a distância em Gestão de Vendas e Marketing, Luciano Matos Nobre. A linha de pesquisa escolhida por Luciano foi ‘Educação e Formação Docente’ e teve como objetivo de estudo o modelo de gestão da Educação Municipal de Aracaju no período entre 1993 e 2002. A dissertação foi orientada pela professora Dr.ª Ada Augusta Bezerra e os examinadores da banca Dr.ª Andrea Cristina Versuti, da coordenação de pesquisa da Universidade Tiradentes, e Dr.ª Maria Helena Santana Cruz, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“O objetivo é contribuir na sistematização da memória histórica da evolução da gestão educacional no município de Aracaju, a partir das ideologias dos prefeitos da época, de modo a preencher lacunas da produção do conhecimento acadêmico. É um estudo de caso que não se restrita exclusivamente a uma pesquisa bibliográfica”, explica Luciano.

Na pesquisa, o docente contou com abordagem qualitativa centralizada em um estudo de caso com a fundamentação de Robert K. Yin, análise de conteúdo de Bradin, Teun A. Van Dijk para análise de discurso e entrevistas semiestruturadas com prefeitos e representantes do período estudado. Para Luciano Nobre, o título de mestre representa o crescimento profissional dentro da instituição. “Desde o período em que estou na instituição já fiz especialização em Docência e Tutoria em Educação a Distância com bolsa integral de estudos e o Mestrado em Educação com bolsa integral”, observa.

Com a conclusão do mestrado, Luciano vislumbra se firmar como professor na instituição, concorrer ao doutorado em Educação, estudar novos processos educacionais do conhecimento científico e produzir livros voltados para o termo gestão.

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) surgiu em 2010 na Universidade Tiradentes e possui duas linhas de pesquisa: Educação e Comunicação; e Educação e Formação Docente. Desde o início do Programa na Unit, mais de 50 profissionais já foram intitulados mestre.

Compartilhe: